conteúdos
links
tags
Campus
PurAvTec, WPSST, Harvestwave e Pyro Phoenix em destaque no programa da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação
Projetos da UA apresentam-se no COHiTEC 2017
Think High
Quatro projetos da Universidade de Aveiro foram selecionados, de entre as 26 candidaturas para as oito vagas disponíveis, para estarem presentes na edição COHiTEC 2017, a decorrer no Porto, dia 11 de julho.

PurAvTec, WPSST, Harvestwave e Pyro Phoenix foram as equipas da UA que se apresentaram no dia 14 de março, na cidade invicta, para mais um programa criado pela COTEC Portugal. Esta ação tem por objetivo apoiar os participantes na avaliação do potencial comercial dos seus produtos ou serviços e induzir nos participantes competências na área do empreendedorismo e comercialização de tecnologias.

Tecnologia para purificação de anticorpos IgY

A equipa PurAvTec desenvolveu um projeto no DQ/CICECO enquadrado na área da biotecnologia e focado na purificação de anticorpos da gema de ovo de galinhas com um elevado grau de pureza a um custo de produção competitivo.

Sistema de sensores sem fios alimentados por transmissão de energia sem fios

A WPSST, com origem no DETI/IT, apresenta um circuito de interface para sensores que permite que estes operem sem bateria, através de transmissão de energia sem fios e que comuniquem, também sem fios, através de backscatter.

Equipamento para produção de eletricidade a partir do movimento das ondas

A tecnologia desenvolvida pela Harvestwave no DEM/TEMA, vencedora da Sea Call for Innovators, iniciativa organizada pela UATEC no início de 2017, aproveita o movimento do mar para produzir energia elétrica sem utilizar qualquer órgão mecânico. Desta forma evita-se os problemas associados ao atrito, desgaste e corrosão das soluções atualmente utilizadas.

Tecnologia para produção de baterias elétricas de elevada densidade

A Pyro Phoenix, formada por 3 investigadores do DEM/TEMA, desenvolveu uma bateria de estado sólido inovadora que tem uma temperatura mínima de funcionamento de 350ºC e que combina uma grande capacidade de armazenamento de eletricidade com uma elevada segurança e longa durabilidade.

De referir que as quatro tecnologias têm vindo a ser acompanhadas pela UATEC, nomeadamente no apoio à proteção dos direitos de propriedade industrial.

O programa teve início a 14 de março e a apresentação final dos projetos tem data agendada para dia 11 de julho.  

imprimir
tags
outras notícias