conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas de 02 a 15 de março
Bolsa de Pós-Doutoramento para Doutores em Engenharia do Ambiente, Ciências do Ambiente, Geografia Física ou áreas afins
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de PosDoc no âmbito do Projeto EASME/EMFF/2015/1.2.1.3/03/si2.742089 - “Supporting Implementation of Maritime Spatial Planning in the Northern European Atlantic” (SIMNORAT), coordenado pelo SHOM (Service hydrographique et océanographique de la marine) e financiado pela Comissão Europeia - DG MARE, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP).

Área Científica: Engenharia do Ambiente, Ciências do Ambiente, Geografia Física ou áreas afins. 

Requisitos de admissão: - Doutoramento em Ciências do Ambiente, Geografia ou áreas científicas afins; - Co-autoria de pelo menos 5 publicações em revistas científicas classificadas no Science Citation Index.

Requisitos preferenciais:- Experiência de investigação em pelo menos um dos seguintes tópicos, demonstrável com autoria de artigos publicados em revistas SCI: (i) gestão integrada das zonas costeiras e marinhas; (ii) análise e discussão da implementação de diretivas europeias; (iii) aplicação de sistemas de indicadores de monitorização; - Dissertação de Doutoramento em temas relevantes para as atividades indicadas: - Competências de utilização de Sistemas de Informação Geográfica.

Plano de trabalhos: O/a bolseiro/a participará em diferentes atividades do projeto, com destaque para: a caracterização, a nível nacional, dos aspetos marinhos e marítimos relevantes para o OEM do Atlântico Europeu; a participação nas tarefas conjuntas internacionais, relativas ao caso de estudo nacional; a participação na elaboração de relatórios técnicos e científicos; o apoio na organização e acompanhamento dos workshops, seminários e reuniões, desenvolvidos no âmbito do projeto; e a participação nas ações de divulgação científica do projeto (e.g. preparação de artigos científicos, apresentação do projeto em foras internacionais). O trabalho de investigação consistirá em um estudo sobre o processo de implementação do ordenamento do espaço marítimo no Atlântico Norte. 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Prof.ª Doutora Maria de Fátima Lopes Alves. 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto para abril de 2017, em regime de exclusividade, eventualmente renovável até ao limite do prazo de execução do projeto. 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal da bolsa corresponde a 1.495,00EUR, conforme tabela dos montantes das bolsas atribuídas pela Universidade de Aveiro (Anexo III do Regulamento n.º 341/2011, de 20 de Maio), e de acordo com a tabela de bolsas da Fundação para a Ciência e Tecnologia, no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento será efetuado através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Análise curricular: curriculum científico (30%); experiência na análise de documentos jurídicos e de políticas nacionais e internacionais (20%); experiência de participação em projetos (20%); experiência comprovada no uso de SIG (15%); capacidade de comunicação, leitura e escrita em inglês (15%). Se necessário para comprovar o mérito dos candidatos realizar-se-á uma entrevista aos melhores candidatos (entre 3-5). 

Composição do Júri de Seleção: Prof.ª Doutora Maria de Fátima Lopes Alves (Presidente), Prof. Doutor Carlos Costa e Prof.ª Doutora Filomena Martins, todos da Universidade de Aveiro. 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo todos os candidatos notificados através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto, para apresentação de candidaturas, no período de 02/03/2017 a 15/03/2017. 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta/e-mail de candidatura, utilizando o formulário de candidatura a bolsas de investigação disponível em https://www.ua.pt/sgrhf/PageText.aspx?id=15032, acompanhada dos seguintes documentos: Carta de motivação; Curriculum Vitae detalhado, datado e assinado; Cópia simples do(s) Certificado(s) de Habilitações e de preferência, uma ou duas cartas de recomendação, com contacto do emissor. 

As candidaturas, dirigidas à Presidente do Júri, devem ser enviadas, obrigatoriamente, através de correio eletrónico para o endereço dao-bolsaseconcursos@ua.pt, com Cc para malves@ua.pt, com indicação da referência do projeto no assunto, da seguinte forma: UA – Projeto SIMNORAT/BPD/DAO/2017 e acompanhada dos documentos referidos anteriormente. 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio. 

Data de publicação:01/03/2017.

imprimir
tags
ficheiros associados
outras notícias