conteúdos
links
tags
Cultura
Inauguração agendada para 24 de fevereiro
Exposição “Imprensa Portuguesa: uma coleção de primeiros números (do início do Séc. XVIII a meados do Séc. XX)
Biblioteca da UA promove formação
De 24 de fevereiro a 24 de março, estará patente na Sala Hélène de Beauvoir, da Biblioteca da UA, a exposição “Imprensa portuguesa: uma coleção de primeiros números (do início do Séc. XVIII a meados do Séc. XX)". A inauguração, esta sexta-feira, 24, às 17h00, conta com a presença do Reitor, Prof. Manuel António Assunção, e do colecionador Prof. João António Baptista Pereira de Oliveira. A exposição dará a conhecer a coleção deste professor da UA, da qual se destacam mais de 2 mil exemplares dos primeiros números publicados de jornais, revistas, folhetos, séries, fascículos, etc.

Sobre o colecionador

João António Baptista Pereira de Oliveira, Professor Associado da Universidade de Aveiro, licenciou-se em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico em 1976 e doutorou-se em Química Analítica pela Universidade de Virgínia EUA, em 1985. Os seus atuais interesses de investigação são Quimiometria e Sensores Químicos.

Contrariamente à maior parte dos colecionadores, o gosto pela atividade não começou com selos ou moedas, mas sim com minerais. Foi no 7º ano do liceu que ficou fascinado pelas diferentes formas cristalinas dos minerais dando origem à primeira coleção. Com o tempo, aprendeu as técnicas do colecionismo, ou seja, observar, classificar, catalogar (eventualmente), tratar e guardar.

O segundo grande estímulo veio das duas coleções herdadas pelo avô, sendo que uma delas é de primeiros números, inicialmente de jornais, mas que se expandiu para quaisquer publicações periódicas e também para formato digital. Atualmente, tem mais de 2 mil exemplares entre primeiros números (# 0 e #1), que constituem cerca de 95 %, últimos números e edições únicas de jornais, revistas, folhetos, séries, fascículos, etc.

A exposição “Imprensa Portuguesa: uma coleção de primeiros números (do início do Séc. XVIII a meados do Séc. XX) pode ser visitada até dia 24 de março nos dias úteis, das 09h00 às 21h00 e aos sábados, das 09h00 às 18h00.

No âmbito deste evento, realizar-se-á no dia 24 de fevereiro:

17h00 – Inauguração da Exposição, pelo Reitor Manuel Assunção, Universidade de Aveiro

17h15 - Comunicação: «Um Olhar sobre a Coleção», pelo Professor João Oliveira, Universidade de Aveiro

17h30 - Comunicação: «Duas Palavras sobre a Imprensa», pelo Professor Nuno Rosmaninho, Universidade de Aveiro

A exposição “Imprensa Portuguesa: uma coleção de primeiros números (do início do Séc. XVIII a meados do Séc. XX)" é organizada pelos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia, com o apoio do Rotary Club de Albergaria e do Diário de Aveiro.

 

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias