conteúdos
links
tags
Investigação
Um dos três projetos distinguidos no evento de apoio ao empreendedorismo Sea Call for Innovators
Projeto distinguido pela UA otimiza espaço de carga num contentor
Oliveira Duarte, Pedro Fonseca, Sérgio Vieira e António Alves
A otimização do espaço efetivamente utilizado no interior de contentores e paletes e, com isto, a melhoria dos processos logísticos associados às atividades de transporte de mercadorias, é o objetivo do projeto “Monitorização do espaço disponível no interior de um contentor de carga”. Consequência de uma linha de projectos que ao longo dos últimos anos tem sido desenvolvida por alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações (MIEET), o projeto foi um dos três distinguidos na Universidade de Aveiro (UA) pela iniciativa Sea Call for Innovators, no âmbito do projeto NOE – Noroeste Empreendedor.

As modernas economias são fortemente dependentes da circulação de mercadorias e, cada vez mais, o transporte dessas mercadorias se faz com acondicionamento em contentores e paletes utilizando percursos terrestres, navais, aéreos ou as suas diversas combinações. Ora, uma parte muito significativa do custo por que um produto é vendido ao público advém dos custos de transporte. No entanto, em muitas circunstâncias o grau de aproveitamento do espaço disponível num contentor ou palete é baixo, dando origem a operações não otimizadas e caras. Assim sendo, qualquer redução nos custos de transporte ou dos processos logísticos que lhe estão associados pode ter um impacto significativo nos custos dos produtos finais. A isto acresce que a atividade de transporte é responsável por uma parte significativa da poluição atual.

A metodologia de ensino fortemente baseada na abordagem a problemas caraterísticos do dia-a-dia das empresas da disciplina de Projeto em Engenharia Eletrotécnica do 3º ano do MIEET é propícia ao surgimento de ideias para projetos aplicados. A UA tem vindo a estabelecer uma aproximação cada vez mais forte com a sociedade e têm vindo a aumentar os acordos de parceria com empresas e instituições diversas. O projeto “Monitorização do espaço disponível no interior de um contentor de carga” começou a germinar neste contexto e é consequência de uma linha de projectos que ao longo dos últimos anos tem sido desenvolvida por alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações (MIEET), culminando na dissertação de Sérgio Vieira.

A solução tecnológica adotada neste projeto implica um sistema de visão estereoscópica que permite o cálculo de volumes. O trabalho de dissertação de Sérgio Vieira foi realizado em 2015/2016, sob a orientação de Oliveira Duarte e Pedro Fonseca, professores do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), com a colaboração de António Alves.

As três equipas distinguidas na Sea Call for Innovators irão beneficiar de apoio (consultoria) para a elaboração de estudos de patenteabilidade e/ou vigilância tecnológica, sendo que o primeiro classificado tem acesso direto à edição deste ano do programa COHiTEC. Esta iniciativa integra-se no projeto NOE – Noroeste Empreendedor dinamizado pela UA, em parceria com a Universidade do Porto e a Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento (TecMinho), cofinanciado pelo FEDER, através do Compete 2020.

imprimir
tags
outras notícias