conteúdos
links
tags
Publicações
Obra útil para saber lidar com a sobrecarga de informação e comunicação
Docentes do ISCA-UA são os editores do livro “Information and Communication Overload in the Digital Age”
Docentes do ISCA-UA são os editores do livro ¿Information and Communication Overload in the Digital Age¿¿
“Information and Communication Overload in the Digital Age” é o título de um livro editado pelos docentes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), Rui Marques e João Batista. Trata-se de uma obra extremamente útil para ensinar a lidar com o volume de informação e comunicação típica da era digital e destina-se sobretudo a investigadores, académicos, estudantes e profissionais que procuram perspetivas emergentes de gestão da informação e comunicação.

Os avanços tecnológicos da sociedade contemporânea criaram uma sobrecarga de informação e comunicação, sendo hoje crucial desenvolver novas abordagens para o seu processamento e compreensão. Este livro de capítulos, assinado por diferentes e reputados especialistas internacionais, explora métodos criativos para melhorar o controlo da sobrecarga de informação e comunicação.

Editado pela IGI Global, o livro pode ser adquirido em papel ou em ebook, ou ainda por capítulos individuais, através do site da editora (http://www.igi-global.com/) ou através da Amazon, estando algumas das suas partes disponíveis em http://www.igi-global.com/book/information-communication-overload-digital-age/171689. É o caso do Editorial Advisory Board, Foreword (assinado pelo Professor Martin J. Eppler, da University of St. Gallen, um dos autores de maior referência nesta área), Prefácio (assinado pelos dois editores, e que essencialmente é uma descrição dos principais aspetos do livro), e ainda informação sobre os diversos autores.

 

Sobre os editores:

Rui Pedro Figueiredo Marques doutorou-se em Informática, em 2014, pelas universidades do Minho, Aveiro e Porto, tendo concluído em 2008 o Mestrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, na Universidade de Aveiro e, em 2005, a licenciatura na mesma área, também da Universidade de Aveiro. É investigador do Centro Algoritmi, unidade de investigação da Universidade do Minho, e os seus principais interesses de investigação estão relacionados com Sistemas de Informação Organizacionais e Auditoria de Sistemas de Informação.  É docente, na área de Informática, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro desde 2007.

João Batista é doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro, Mestre em Ciência e Tecnologia da Informação pela Universidade de Coimbra e licenciado em Engenharia Geográfica pela Universidade de Coimbra. É membro do Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC.Digital), onde trabalha na utilização de tecnologias de comunicação em contextos de ensino superior e de formação, bem como na sobrecarga de informação e comunicação. Desde 1987 que leciona Unidades Curriculares de Informática no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro. Tem experiência prévia em gestão académica e como consultor privado.

 

imprimir
tags
ficheiros associados
outras notícias