conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
24 de fevereiro de 2017
Workshop - Eficiência energética e a qualidade do ar interior dos edifícios
A UNAVE/UA, em parceria com a InovaDomus e a Sociedade de Reabilitação do Porto (SRU), promove no dia 24 de fevereiro o "Workshop - Eficiência energética e a qualidade do ar interior dos edifícios". As inscrições estão abertas.

Workshop -Eficiência energética e a qualidade do ar interior dos edifícios

Programa:

14h00 – Recepção

14h15 – Eficiência energética aplicada à Reabilitação – Arq. Paulo Valença – SRU

14h30 – Potencial das ferramentas de simulação dinâmica de edifícios – Prof. Nelson Martins – UA

15h30 – Avaliação e gestão da qualidade do ar interior – Eng. Miguel Coutinho –  IDAD–Instituto do Ambiente e Desenvolvimento da Universidade e Aveiro

16h15 – Caso de Sucesso de Vila d’Este – Eng. Rui Alves – CARI

17h00 – Benefícios fiscais na reabilitação urbana e eficiência energética – Dr.ª Fátima Cabral – SRU

17h15 – Brinde de despedida

Local

Casa do Infante

R. Alfândega 10, Porto

apresentação

Estes workshops, promovidos pela InovaDomus e os seus Associados, com o apoio da Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto, têm como objetivo evidenciar boas práticas em Reabilitação e levar aos participantes um conhecimento teórico-prático.

A Reabilitação do Património Edificado engloba o conjunto de edifícios antigos e construídos até ao séc. XX com diferentes técnicas e materiais.Desta forma, a InovaDomus, em conjunto com os seus parceiros, contribuirá para a formação das entidades e pessoas que trabalham nesta área.

InovaDomus realizou e divulgou, no passado, uns guias, por especialidade, simples e práticos para a Reabilitação, que podem ser consultados AQUI.Estes guias não são exaustivos e evitaram-se as descrições excessivamente técnicas, por forma a tornar os guias acessíveis a qualquer utilizador, independentemente da sua formação e nível de conhecimento sobre as temáticas abordadas.

comissão organizadora

Eng.º António Oliveira, Presidente da InovaDomus(InovaDomus)

Prof.ª Ana Velosa (Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro)

Eng.º Álvaro Santos, Presidente da SRU(Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto)

destinatários

Estes workshops destinam-se a todos os que participam em processos de Reabilitação e que desejem obter formação em diferentes áreas, ligadas aos processos de reabilitação. Estes workshops deverão ser contabilizados, pelas entidades públicas e empresariais, como horas de formação uma vez que terão certificado.Arquitetos, engenheiros, empresários, técnicos de obra e outros técnicos, todos serão bem vindos.

Os participantes, que terão um certificado de participação em ação de formação passado por uma entidade certificada, terão oportunidade de adquirir conhecimentos teórico-práticos e técnicos com uma equipa experiente e multifacetada.

datas, local e horário

Propomos realizar um workshop por mês, durante o ano de 2017, com exceção dos meses de julho, agosto e dezembro, na última 6a feira de cada mês.

Local: no centro do Porto, na Casa do Infante (workshops teóricos) e no Palácio de Belmonte, propriedade da ESAP (workshops teórico-práticos).

Duração: 1 tarde, entre as 14h00 e as 17h30

Nota.: Os workshops só funcionarão com o mínimo de 12 inscrições.

coordenação científico-pedagógica 

Ana Velosa é Professora Associada no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro. Doutorou-se em Engenharia Civil na Universidade de Aveiro em 2006 com uma tese no âmbito da caracterização e desenvolvimento de materiais para a reabilitação do património edificado. Leciona disciplinas da área da Física e Tecnologia de Edifícios e da Conservação e Reabilitação da Construção do plano curricular de Engenharia Civil. É orientadora de alunos de doutoramento e mestrado tendo sido orientadora e co-orientadora de várias teses de doutoramento e mestrado já concluídas. Tem coordenado e participado em diversos projetos de investigação, tendo publicado um número significativo de artigos em revistas e congressos internacionais e nacionais. Participa na RILEM TC –  Specifications for non-structural grouting of historic masonries and architectural surfaces e tem ampla colaboração internacional, tendo realizado um ano sabático no Norwegian Institute for Cultural Heritage Research. É representante da Universidade de Aveiro no Projeto SOS Azulejo e coordenadora pela UA do projeto ReabilitaDomus (Inovadomus). É membro de diversas organizações, entre as quais o ICOMOS, a APRUPP e  o CdT. É atualmente Diretora do Mestrado Integrado em Engenharia Civil da Universidade de Aveiro e Vice-Diretora da Licenciatura em Reabilitação do Património.

Todas as informações estão disponíveis aqui.

Para mais informações contactar:

Sandra da Mota Veiga

sandra.mota.veiga@ua.pt

tlf.: 234 370 833

fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

imprimir
tags
outras notícias