conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas até 24 de fevereiro
Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto SE@PORTS OCEANERA/0003/2016
Até 24 de fevereiro, está aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre para integrar o Grupo de Tecnologias para o Mar, do INEGI, no âmbito do Projeto SE@PORTS (Sustainable Energy at Sea PORTS) OCEANERA/0003/2016, financiado pela FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia. Podem candidatar-se os detentores de Mestrado em Engenharia Mecânica – Automação

Breve Enquadramento Grupo TECMAR:

O Grupo de Tecnologias para o Mar tem como objetivo promover e desenvolver soluções tecnológicas ajustadas às necessidades do tecido industrial, em particular da economia do Mar, através da modernização e inovação das atividades marítimas ditas tradicionais e da emergência de novas atividades económicas de elevado valor acrescentado (nos domínios da biotecnologia, da energia, da robótica, etc.).

São competências deste grupo de trabalho, a avaliação hidrodinâmica de todos os tipos de estruturas offshore e marítimo (ex: SPARs, FPSOs, Plataformas semi-submersíveis do tipo TLP (Tension Leg Platform), Navios, Conversores de energias renováveis marinhas, etc), projeto e análise de desempenho global dos sistemas de amarração, análise de estabilidade dinâmica, análise de condições de reboque e elevação de cargas por navios-grua, definição e validação de cargas de projeto de acordo com as regras das sociedades classificadoras, desenvolvimento de produtos e sistemas para ambiente marinho, desenvolvimento de códigos numéricos integrados para análise do comportamento dos sistemas mecânicos e elétricos, instrumentação, automação e controlo aplicável em ensaios laboratoriais e/ou ensaios de protótipos em ambiente real.

 

Titulo do Plano de trabalhos:Desenvolvimento de modelos numéricos e análise experimental de sistemas de conversão de energia das ondas.

  1. 1.       Duração e Regime de Atividade:

Duração de 6 meses eventualmente renovável até final do projeto, com início previsto para março 2017, em regime de exclusividade, conforme Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P, e regulamento de bolsas do INEGI.

  1. 2.       Orientação Científica e local de trabalho:

Eng. Tiago Morais. Os trabalhos decorrerão nas instalações do INEGI, no Porto.

 

  1. 3.       Descrição sumária do Projeto:

Os quebramares portuários são projetados para suportar a ação das ondas e promover a dissipação da energia das ondas na entrada do porto marítimo, criando as condições necessárias para garantir a realização das atividades portuárias. O alto potencial destas estruturas para a integração de sistemas de aproveitamento de energia das ondas, devido à sua elevada exposição às ondas do mar, desencadeou o projecto SE@PORTS. Este projecto pretende demonstrar que a integração de sistemas de aproveitamento de energia das ondas em quebramares portuários de grande dimensão é uma solução win-win. O elevado potencial de aproveitamento de energia será estudado por meio da modelação numérica e física em ambiente laboratorial.

 

  1. 4.       Objeto de Atividade do Bolseiro:

Desenvolvimento de códigos numéricos, em Matlab Simlulink, para caracterizar a resposta dos sistemas eletromecânicos a utilizar no aproveitamento de energia das ondas combinando diferentes abordagens, definir estratégias de controlo e armazenamento de energia com vista a maximizar o desempenho do conversor de energia das ondas. Projeto e conceção do modelo físico, instrumentação e teste em tanque de ondas das estratégias de controlo previamente definidas.

 

  1. 5.       Formação Académica:

Mestrado em Engenharia Mecânica – Automação. É condição preferencial na avaliação o candidato deter uma média final de curso igual ou superior a 14 valores, conhecimentos técnicos em simulação computacional e avaliação experimental de sistemas do controlo de força de sistemas eletromecânicos, e domínio da língua inglesa, escrita e falada.

 

  1. 6.       Subsídio de Manutenção Mensal:

O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), paga no final do mês a que respeitar por transferência bancária. Será também assegurado o pagamento do seguro de acidentes pessoais, e o pagamento do seguro social voluntário se aplicável.

 

  1. 7.       Legislação e regulamentação aplicável:

Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, e respetivas alterações, Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) e Regulamento de Bolsas do INEGI.

  1. 8.       Métodos de seleção:

O processo de seleção é constituído por duas fases: na primeira fase será feita uma avaliação curricular, com a valoração de 40% que determinará quais os candidatos que passam à segunda fase; na segunda fase os candidatos selecionados serão chamados para uma entrevista com a valoração de 60% com vista à elaboração de uma lista ordenada de acordo com os critérios especificados. Os principais critérios de seleção serão o mérito científico, a adequação entre o perfil do candidato e os objetivos da bolsa, a motivação e a experiência relevante para o projeto em questão, de acordo com os requisitos de admissão acima descritos. A bolsa poderá não ser atribuída caso os candidatos apresentem qualidade inferior à requerida.

 

  1. 9.       Composição do Júri de Seleção:

Presidente: Prof. Doutor Alcibíades Paulo Guedes, Vogais: Prof. Doutor Pedro Camanho e Doutor António Caetano Baptista.

 

  1. 10.   Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão publicitados por correio eletrónico para todos os candidatos do concurso. Os resultados serão também afixados em www.inegi.up.pt.

 

  1. 11.   Documentos de Candidatura:

         I.            Carta de motivação, demonstrando a sua adequação ao perfil requerido;

       II.            Curriculum Vitae;

      III.            Certificado de Habilitações;

     IV.            Certificado grau/nível língua inglesa;

       V.            Cópia (em formato digital via e-mail) de um documento técnico (preferencialmente em Inglês) produzido pelo candidato (dissertação de mestrado, relatório ou artigo) realçando e atestando a sua capacidade de escrita e de produção de documentos técnicos (facultativo).

 

  1. 12.   Núcleo do Bolseiro:

O núcleo de acompanhamento a bolseiros funciona de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00, nos Serviços de Recursos Humanos.

 

  1. 13.   Datas e Locais de Apresentação de Candidatura:

A documentação referida no ponto 12. deverá ser remetida de 13 a 24 de fevereiro de 2017, através da página oficial do INEGI www.inegi.up.pt em Trabalhar no INEGI | Vagas Disponíveis premindo Enviar Candidatura:

 

INEGI - Serviço de Recursos HumanosRH SE@PORTS TECMAR 13/17Rua Dr. Roberto Frias, 4004200-465 Porto

imprimir