conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 3 de Março
Bolsa de Investigação (Mestre) na área da Química ou Física
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre), no âmbito do projeto PTDC/QEQ-QAN/6373/2014, com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES, através de fundos nacionais e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).

Área Científica: Química ou Física

 

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a este concurso todos os detentores do grau de Mestre em Ciências ou Engenharias, com preferência pelas áreas de Química, Física, Materiais e afins, com média (ponderada) igual ou superior a 14 valores (no sistema de ensino Português ou equivalente, no caso de candidatos estrangeiros).

Serão fatores preferenciais (mas não obrigatórios) na avaliação se o(a) candidato(a) mostrar:

- Motivação para prosseguir doutoramento;

- Bons conhecimentos de inglês falado e escrito;

- Boa capacidade de trabalho em equipa.

  

Plano de trabalhos: Este projeto tem como objetivo principal a elucidação do modo de interação de materiais híbridos porosos, por exemplo, sílicas e organossílicas mesoporosas ou estruturas metalorgânicas (MOFs), com aductos de CO2 formados em processos de captura de CO2 por pós-combustão a pressões parciais (< 1 bar) ou para aplicações de reciclagem do ar.  Este é um projeto que integra uma equipa multidisciplinar em síntese, adsorção de gases, espectroscopia RMN e cálculos ab initio, envolvendo trabalho experimental de síntese de materiais híbridos nanoporosos e avaliação do seu desempenho na captura e fixação de CO2 assim como trabalho baseado em métodos computacionais e técnicas RMN para a compreensão da estrutura das espécies de CO2 formadas na superfície destes materiais. São exemplos recentes de estudos realizados nesta área, pelo nosso grupo, os seguintes trabalhos:

- L. Mafra, T. Cendak, S. Schneider, P. V. Wiper, J. Pires, J.R.B. Gomes, M.L. Pinto, J. Am. Chem. Soc. 139 (2017) 389–408. doi:10.1021/jacs.6b11081.

- M.A.O. Lourenço, C. Siquet, M. Sardo, L. Mafra, J. Pires, M. Jorge, M.L. Pinto, P. Ferreira, J.R.B. Gomes, J. Phys. Chem. C. 120 (2016) 3863–3875. doi:10.1021/acs.jpcc.5b11844.

  

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICECO, Universidade de Aveiro, sob a orientação científica dos Doutores Luís Mafra (CICECO, UA), José R. B. Gomes (CICECO, UA) e Moisés Pinto  (IST).

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 (seis) meses, com início previsto em Março de 2017. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 6 meses.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: i) avaliação curricular, ii) experiência prévia na área e iii) entrevista, com a valoração pontual de 8, 7 e 5 pontos, respetivamente. Só serão chamados a entrevista os candidatos que obtiverem classificação superior a 10 pontos no somatório da avaliação aos critérios i) e ii).

 

Será fator preferencial (mas não obrigatório) na avaliação, se o candidato possuir experiência em pelo menos uma das seguintes duas áreas:

 

- Síntese e preparação de materiais híbridos de sílicas nanoestruturadas e sua caracterização.

- Cálculos baseados na teoria dos funcionais da densidade eletrónica (DFT) ou espectroscopia de RMN do estado sólido.

  

Composição do Júri de Seleção: Doutor José R. B. Gomes (Universidade de Aveiro, presidente do júri), Doutor Luís Mafra (Universidade de Aveiro) e Doutor Zhi Lin (Universidade de Aveiro).

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, e através de correio eletrónico (e-mail) enviado a todos os candidatos.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 17 de Fevereiro de 2017 a 3 de Março de 2017.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos:

- Formulário de candidatura, disponível no sítio da Divisão de Recursos Humanos, em http://www.ua.pt/drh/ReadObject.aspx?obj=5123, em Bolseiros/Modelo de Candidatura.

- Curriculum vitae, indicando, se verificado, a experiência prévia em projetos de investigação.

- Cópia do(s) certificado(s) de habilitações (detalhados) e Carta de Motivação.

- Cópia do Bilhete de Identidade e/ou Cartão de Cidadão.

Cartas de referência serão consideradas, mas não são obrigatórias.

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para “lmafra (at) ua.pt” ou “jrgomes (at) ua.pt”.

imprimir
tags
outras notícias