conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 3 de Março
Bolsa de Investigação (Mestre) na área da Química ou Física
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre), no âmbito do projeto PTDC/QEQ-QAN/6373/2014, com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES, através de fundos nacionais e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).

Área Científica: Química ou Física

 

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a este concurso todos os detentores do grau de Mestre em Ciências ou Engenharias, com preferência pelas áreas de Química, Física, Materiais e afins, com média (ponderada) igual ou superior a 14 valores (no sistema de ensino Português ou equivalente, no caso de candidatos estrangeiros).

Serão fatores preferenciais (mas não obrigatórios) na avaliação se o(a) candidato(a) mostrar:

- Motivação para prosseguir doutoramento;

- Bons conhecimentos de inglês falado e escrito;

- Boa capacidade de trabalho em equipa.

  

Plano de trabalhos: Este projeto tem como objetivo principal a elucidação do modo de interação de materiais híbridos porosos, por exemplo, sílicas e organossílicas mesoporosas ou estruturas metalorgânicas (MOFs), com aductos de CO2 formados em processos de captura de CO2 por pós-combustão a pressões parciais (< 1 bar) ou para aplicações de reciclagem do ar.  Este é um projeto que integra uma equipa multidisciplinar em síntese, adsorção de gases, espectroscopia RMN e cálculos ab initio, envolvendo trabalho experimental de síntese de materiais híbridos nanoporosos e avaliação do seu desempenho na captura e fixação de CO2 assim como trabalho baseado em métodos computacionais e técnicas RMN para a compreensão da estrutura das espécies de CO2 formadas na superfície destes materiais. São exemplos recentes de estudos realizados nesta área, pelo nosso grupo, os seguintes trabalhos:

- L. Mafra, T. Cendak, S. Schneider, P. V. Wiper, J. Pires, J.R.B. Gomes, M.L. Pinto, J. Am. Chem. Soc. 139 (2017) 389–408. doi:10.1021/jacs.6b11081.

- M.A.O. Lourenço, C. Siquet, M. Sardo, L. Mafra, J. Pires, M. Jorge, M.L. Pinto, P. Ferreira, J.R.B. Gomes, J. Phys. Chem. C. 120 (2016) 3863–3875. doi:10.1021/acs.jpcc.5b11844.

  

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICECO, Universidade de Aveiro, sob a orientação científica dos Doutores Luís Mafra (CICECO, UA), José R. B. Gomes (CICECO, UA) e Moisés Pinto  (IST).

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 (seis) meses, com início previsto em Março de 2017. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 6 meses.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: i) avaliação curricular, ii) experiência prévia na área e iii) entrevista, com a valoração pontual de 8, 7 e 5 pontos, respetivamente. Só serão chamados a entrevista os candidatos que obtiverem classificação superior a 10 pontos no somatório da avaliação aos critérios i) e ii).

 

Será fator preferencial (mas não obrigatório) na avaliação, se o candidato possuir experiência em pelo menos uma das seguintes duas áreas:

 

- Síntese e preparação de materiais híbridos de sílicas nanoestruturadas e sua caracterização.

- Cálculos baseados na teoria dos funcionais da densidade eletrónica (DFT) ou espectroscopia de RMN do estado sólido.

  

Composição do Júri de Seleção: Doutor José R. B. Gomes (Universidade de Aveiro, presidente do júri), Doutor Luís Mafra (Universidade de Aveiro) e Doutor Zhi Lin (Universidade de Aveiro).

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, e através de correio eletrónico (e-mail) enviado a todos os candidatos.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 17 de Fevereiro de 2017 a 3 de Março de 2017.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos:

- Formulário de candidatura, disponível no sítio da Divisão de Recursos Humanos, em http://www.ua.pt/drh/ReadObject.aspx?obj=5123, em Bolseiros/Modelo de Candidatura.

- Curriculum vitae, indicando, se verificado, a experiência prévia em projetos de investigação.

- Cópia do(s) certificado(s) de habilitações (detalhados) e Carta de Motivação.

- Cópia do Bilhete de Identidade e/ou Cartão de Cidadão.

Cartas de referência serão consideradas, mas não são obrigatórias.

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para “lmafra (at) ua.pt” ou “jrgomes (at) ua.pt”.

imprimir enviar a um amigo
tags
outras notícias