conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 3 de março
Bolsa de Investigação (Mestre) na área da Química
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa Investigação (Mestre) no âmbito do projeto de I&D do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Laboratório Associado da Universidade de Aveiro, com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES, através de fundos nacionais e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), nas seguintes condições:

Área Científica: Química

Requisitos de admissão: Os destinatários da bolsa são os detentores de mestrado em Química ou áreas afins (à data de início da Bolsa), com classificações finais de licenciatura e de mestrado superiores a 14 e com experiência prévia em espectroscopia vibracional (infravermelho, Raman, INS) e métodos de química computacional.

Plano de trabalhos: O plano de trabalhos visa o estudo do mecanismo de acção dos solventes eutécticos profundos e da relação composição-propriedades, tendo duas tarefas principais:

(i) estudo de estrutura e propriedades de solventes eutécticos profundos por métodos computacionais;

(ii) caracterização estrutural dos mesmos materiais por métodos espectroscópicos e articulação com os resultados computacionais.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor Paulo Ribeiro Claro e da Doutora Mariela Martins Nolasco.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em Abril de 2017 eventualmente renovável por mais 6 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País. A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes:

a) curriculum académico, com ênfase nas classificações finais de licenciatura e mestrado - 30 pontos

b) indicadores de experiência nas áreas da química computacional e espectroscopia vibracional (publicações, teses, cursos, missões, comunicações e outros indicadores) - 30 pontos

c) indicadores de outros méritos científicos e pessoais (não referidos em (b)) - 20 pontos

 

Caso o júri considere necessário será realizada entrevista aos 3 melhores candidatos (com ênfase equitativo na experiência mencionada em (b) e nas competências gerais do candidato) – 20 pontos

Composição do Júri de Seleção: - Professor Paulo Ribeiro Claro (Presidente do Júri), Doutora Mariela Martins Nolasco e Professor Armando Silvestre, membros do CICECO.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada alfabeticamente, por nota final obtida, e enviada por correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 20 de fevereiro a 3 de março de 2017.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

- Formulário de candidatura, disponível no sítio da Divisão de Recursos Humanos, em http://www.ua.pt/drh, em Bolseiros/Modelo de Candidatura.

- Curriculum vitae.

- Lista dos indicadores mencionados nos métodos de selecção (b).

- Lista dos indicadores mencionados nos métodos de selecção (c).

- Cópia do(s) certificado(s) de habilitações detalhados.

- Cópia do Bilhete de Identidade e/ou Cartão de Cidadão.

As candidaturas deverão ser enviadas por email para prc@ua.pt (Prof.Paulo Ribeiro Claro). 

imprimir enviar a um amigo
tags
outras notícias