conteúdos
links
tags
Distinções
Raquel Camarinha vive em Paris desde 2009
Soprano e antiga aluna da UA nomeada para os prémios “Victoires de La Musique Classique”
Raquel Camarinha está nomeada para os prémios em França - foto de Paul Montag
A soprano Raquel Camarinha, licenciada em Ensino de Música (Canto) pela Universidade de Aveiro (UA), está nomeada para os prémios “Victoires de La Musique Classique”, na categoria “Revelação Artística Lírica”, e poderá vir a ser a primeira portuguesa a receber esta distinção. Para além do voto do júri, com o peso de 50%, está aberta a votação do público até 31 de janeiro.

O público poderá votar através das páginas na Internet http://www.france3.fr/emissions/les-victoires-de-la-musique-classique e https://www.france3.fr/emissions/les-victoires-de-la-musique-classique-2017-31558. É a primeira vez que um estrangeiro, e por consequência, um português, está nomeado para estes prémios em França.

Raquel Camarinha, 30 anos, natural da Póvoa do Varzim, onde começou os estudos musicais (no Conservatório local), entrou na UA em 2004, em Ensino de Música, Canto. Em 2009 foi para Paris e, no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança naquela cidade, frequentou os mestrados em Canto e em Música de Câmara e obteve os diplomas “Artista Intérprete em Canto” e “Artista Intérprete em Repertório Contemporâneo e Criação”.

Os prémios serão atribuídos durante uma cerimónia transmitida em direto, a 1 de fevereiro, no canal televisivo France3 e na rádio France Musique. Raquel Camarinha é uma das nomeadas que atuará nessa cerimónia.

Em Paris interpretou óperas, no Théâtre du Châtelet, de Haydn, Mozart, Rossini e “Carmen La Cubana”, baseada na “Carmen” de Bizet. Entre várias outras interpretações, está “Evil Machines”, do português Luís Tinoco. Tem espetáculos programados para diversas cidades francesas e para Roma.

De 27 a 29 de abril, estará em Portugal para interpretações na Sé Catedral de Viseu (“A Paixão Segundo S. João”, de Bach), no Teatro Aveirense e no Centro Cultural de Belém.

(Foto de Paul Montag)

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias