conteúdos
links
tags
Investigação
Em grupos focais
Projeto da UA põe comunidade académica a refletir sobre a Universidade dos próximos 20 anos
Estudantes da UA no Campus
No âmbito do projeto “Marcadores de formação, inovação e pesquisa para a Universidade de hoje e do próximo decénio”, coordenado pelo Prof. José Tavares, vão realizar-se, na UA, três sessões de trabalho e reflexão com grupos focais de professores, investigadores, pós-docs e estudantes de doutoramento, mestrado e licenciatura. O objetivo é pensar e antever a Universidade dos próximos 20 anos através da metodologia de cenários.

Os cenários em discussão nestas sessões foram elaborados com base num conjunto de marcadores identificados em estudos teóricos e empíricos anteriores, com incidência na formação, inovação e pesquisa universitárias; a saber: as mentes, os afetos, a autonomia, as tecnologias e os equipamentos, os métodos e a organização, os edifícios, os campi e os contextos psicossociais, os financiamentos, os comportamentos, a empregabilidade, a democraticidade e a internacionalização.

As três sessões de trabalho, com um número de participantes convidados limitado, estão agendadas para os dias 1 e 8 de fevereiro e 1 de março, terão a duração de três horas, com tempos para a apresentação dos cenários, para brainstorming, brainwriting e braintalking e serão gravadas em áudio e vídeo para um trabalho posterior.

Em data posterior a estas sessões, mas ainda por definir, realizar-se-á uma sessão aberta a todos os que desejarem refletir e discutir a Universidade do futuro com base nas conclusões a que as informações e a análise dos dados recolhidos tenham conduzido. 

O Projeto “Marcadores de formação, inovação e pesquisa para a Universidade de hoje e do próximo decénio” é coordenado pelo Prof. José Tavares, conta com a participação da Prof. Isabel Alarcão, enquanto consultora do projeto, do Prof. Óscar Mealha e dos investigadores Francislê Souza, Dayse Neri Souza e José Bessa.

Mais informações sobre este projeto poderão ser consultadas na plataforma IARS:  www.ia-rs.com e em http://josetavares.wixsite.com/projeto-marcadores  

 

 

 

imprimir
tags
outras notícias