conteúdos
links
tags
Investigação
Digimedia
Projeto +TV4E arranca com recolha de dados para definição de plataforma iTV para seniores
A equipa de investigação com foco na área da televisão integrada no DIGIMEDIA encontra-se a desenvolver os primeiros testes com seniores portugueses no sentido de desenvolver uma plataforma de televisão interativa no âmbito do projeto “+TV4E: a televisão interativa como veículo de difusão de serviços sociais para apoio aos seniores”. Este projeto tem como principal objetivo difundir junto dos seniores portugueses, através da televisão, informação relativa a serviços públicos e sociais.

Apesar do envelhecimento ativo ser um conceito cada vez mais trabalhado por entidades, comunidades e indivíduos, estimular a manutenção da qualidade de vida dos sujeitos é ainda um desafio com grandes lacunas que devem ser consideradas.

Uma das problemáticas é, por exemplo, a dependência informacional a que muitos idosos estão sujeitos. Muitas vezes, esta situação está relacionada com o baixo nível de alfabetização das faixas etárias mais avançadas, sendo a sua rede de cuidadores, formal e/ou informal, o único ponto de referência. Associa-se a este facto, a dificuldade de compreensão e a credibilidade da informação que muitas vezes chega aos cidadãos mais velhos, prejudicando-os e colocando-os em situação de desvantagem face aos restantes.

O acesso a informação relacionada com serviços públicos e sociais é, com frequência, uma adversidade para os idosos podendo representar, no limite, um fator desencadeador de problemas de saúde como é o caso de ansiedade.

Sabe-se que, para milhares de idosos portugueses, a televisão é muitas vezes a única companhia ao longo do dia, quer para o acesso a conteúdos informativos quer para entretenimento, o que é notório pelos altos níveis de consumo diário (média de 5 horas diárias). Isto mostra que a televisão é o meio audiovisual privilegiado e com grande potencial para fazer chegar informação a esta faixa populacional. Estes dados são confirmados por estudos que revelam que tanto para idosos em contexto domiciliário como institucional, a televisão é uma das atividades que mais tempo os ocupa (Martins, 2010).

Considerando este facto e tendo em conta que as projeções indicam a continuação do aumento do número de pessoas idosas, o principal objetivo do projeto +TV4E é difundir através da televisão, informação relativa a serviços públicos relacionados com a sociedade junto das pessoas idosas.

A aplicação será executada numa set-top-box e os vídeos informativos sobre um determinado tema (por exemplo alteração da comparticipação dos medicamentos) serão intercalados na emissão normal do conteúdo televisivo. Considera-se que o acesso e esclarecimento de dúvidas nas áreas da saúde e bem-estar, serviços sociais, serviços financeiros, segurança, transportes e serviços acerca das autoridades locais é essencial.

Este projeto pretende ser uma referência na área do desenvolvimento de soluções na área da televisão interativa para idosos, tendo em conta que neste momento se está a trabalhar de forma próxima com um conjunto de seniores portugueses por forma a identificar as suas opiniões, necessidades e expectativas na área específica do projeto. Estes inputs são essenciais no processo de design participativo que levará ao desenvolvimento de uma plataforma com elevados níveis de experiência de utilização para os seniores. A recolha desta informação iniciou-se no passado mês de novembro, sendo resultado do esforço empreendido pelas equipas do +TV4E, da Universidade Sénior de Cacia e da Curia.

O projeto, liderado pelo Professor Telmo Eduardo Silva, conta ainda com a colaboração estratégica da ClusterMediaLabs e da OUTSOFT Lda, tem a duração de 24 meses e tem términus previsto para junho de 2018. O trabalho é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) sob o acordo número PTDC/IVC-COM/3206/2014.

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias