conteúdos
links
tags
Campus
Xavier Vieira toma posse como novo representante dos estudantes
AAUAv tem 537 novos dirigentes associativos movimentando 55 núcleos
Xavier Vieira toma posse como novo presidente da AAUAv
Os novos órgãos sociais e os dirigentes dos núcleos da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) tomaram posse a 13 de janeiro, sexta-feira, reunindo um total de 537 novos dirigentes. O número de núcleos desportivos, culturais, científicos, entre outros, aumentou agora para 55. O novo presidente, Xavier Vieira, anunciou a vontade de trazer os festejos do Enterro do Ano para o campus da UA.

No discurso de tomada de posse, o novo presidente da AAUAv não perdeu tempo e, ao anunciar a vontade de trazer os festejos académicos de final de ano letivo para o campus da UA, por detrás da Casa do Estudante, pediu apoio à Reitoria para preparação do terreno.

A mudança de local do Enterro do Ano é, assim, um dos grandes projetos da nova direção académica encabeçada por Xavier Vieira, estudante de Administração Pública e natural do concelho de Aveiro. O novo presidente anunciou também a vontade de requalificar a Casa do Estudante e desenvolver esforços para avançar com o projeto do Solar Académico no centro da cidade.

Avançar com um Orçamento Participativo que “permitirá o desenvolvimento de projetos que possam trazer benefícios para a comunidade académica, com investimento centrado na inovação e empreendedorismo social” e elaborar o “Manifesto dos Estudantes da Academia Aveirense – Autárquicas 2017”, foram mais outros dois objetivos avançados por Xavier Vieira. Este último documento tem como objetivo espelhar as necessidades dos estudantes em cada uma das facetas autárquicas, informou.

Aproveitando a presença de Paulo Fontes, adjunto do secretário de Estado da Juventude e Desporto e antigo aluno da UA, na cerimónia, o novo representante dos estudantes lamentou ainda o incumprimento da resolução da Assembleia da República que recomenda a apresentação de um relatório anual sobre o abandono escolar no ensino superior.

Por seu turno, Paulo Fontes anunciou para este ano o lançamento do Plano Nacional da Juventude, para o qual pediu o contributo dos estudantes de Aveiro.

Considerando a cooperação entre a autarquia e a Universidade de “capital importância”, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro resumiu: “A Câmara estabeleceu uma relação nova e forte, centrada em dois eixos: Reitoria e AAUAv”. “Esta cidade e município têm na cooperação e na realização de projetos e obras conjuntas com a Universidade, o centro estratégico da construção de mais e melhor futuro”, explicou Ribau Esteves, esperançado na continuação da construção desta parceria com a nova direção da AAUAv.

O Reitor salientou o papel preponderante da atividade associativa na formação dos estudantes e o contributo desta para o melhor funcionamento das disciplinas e cursos, para o confronto de ideias e para a dinamização de múltiplas atividades. Manuel António Assunção enalteceu a disponibilidade destes estudantes para assumir cargos associativos. “O projeto da UA, 43 anos depois, deve muito aos estudantes que são parte essencial do projeto”, destacou o Reitor da UA, desejando felicidades aos novos dirigentes.

imprimir
tags
outras notícias