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Ensino e Formação
Dia 3 de fevereiro a 8 de abril
Técnicas Comerciais e Marketing de Vinhos
A UNAVE promove, em regime presencial e pós-laboral, a ação de formação "Técnicas Comerciais e Marketing de Vinhos". Irá decorrer de 3 de fevereiro a 8 de abril de 2017, às sextas-feiras das 18h00h às 22h00 e sábados das 9h00 às 13h00. Desconto de 20% para inscrições efetivas/ pagas até ao dia 13 de janeiro de 2017. Inscreva-se!

Técnicas Comerciais e Marketing de Vinhos

Fundamentação

O vinho é um produto agrícola de enorme relevância económica, social e territorial, cuja promoção e comercialização coloca desafios acrescidos às empresas e aos profissionais. Em 2014, Portugal foi considerado o 6.º maior produtor de vinho, a nível mundial. Contudo, são muitos os fatores da envolvente que colocam exigências cada vez maiores ao setor, influenciam os volumes de vendas e a rentabilidade das empresas:

– a crise económica mundial;

– o aumento da complexidade do mercado, quer pelo surgumento de novos países produtores e pela intensificação da concorrência, quer pela alteração do perfil dos consumidores;

– a diversificação dos canais de distribuição, que tem sendo marcada pelo aumento do poder dos intermediários.

Este contexto torna urgente a adoção de estratégias comerciais e de marketing robustas e eficazes, tanto para o mercado interno e como para os mercados externos, quer nos canais tradicionais, quer nos novos meios, designadamente o digital.

Objetivos gerais

Este curso pretende contribuir para o aumento da competitividade das empresas industriais e comerciais do setor vitivinícola, dotando os seus profissionais de conhecimentos e competências comerciais e de marketing adequados ao contexto atual que o setor enfrenta ao nível global.

Objetivos específicos

No final deste curso os formandos deverão ser capazes de:

– Identificar as principais caraterísticas e desafios do mercado

de vinhos a nível nacional e internacional;

– Desenvolver um pensamento crítico face aos mecanismos que as marcas e organizações vitivinícolas utilizam para conquistar

os seus clientes;

– Dominar as principais técnicas de venda e de negociação, adequando-as a contextos reais do setor vitivinícola;

– Conceber e adaptar estratégias de comunicação e venda de vinhos a ambientes e contextos organizacionais específicos.

Destinatários

Profissionais que trabalhem ou pretendam trabalhar no setor vitivinícola, quer em empresas produtoras quer em distribuidores, e que exerçam ou pretendam exercer funções comerciais ou relacionadas com o mercado, incluindo a comunicação, a distribuição e venda de vinhos, a nível nacional e internacional. A formação é preferencialmente destinada a licenciados em outras áreas que não a do marketing, sendo, também, adequada a profissionais com experiência no setor não detentores de formação superior.

plano

Coordenadora e Formadores

A coordenação científico-pedagógica e a formação é da responsabilidade da professora Belém Barbosa, docente de Marketing Digital e afins no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), diretora do mestrado em Marketing da UA e doutorada em Ciências Empresariais, com especialização em Marketing e Estratégia.

A equipa de formadores é também constituída por:

Agostinho Marques. Estudou gestão de empresas, marketing, inovação e conhecimento nas universidades do Porto e de Aveiro. Em termos profissionais, iniciou-se no setor dos seguros, passou pela industria farmacêutica e, na área dos vinhos, deteve-se, durante 12 anos, na reestruturação de uma grande empresa do Dão (a UDACA). No final, o peso das vendas no mercado internacional era de 70%, em mercados como EUA, China, Brasil, Japão, Inglaterra, Alemanha, Suíça e Angola. A partir de 2000, dedicou-se à recuperação de uma quinta de família, no Douro vinhateiro, tendo lançado, recentemente, o seu primeiro vinho tinto (PUZZLE).

António Dias Cardoso. Engenheiro agrónomo e ex-quadro da Estação Vitivinícola da Beira Litoral (Anadia), da qual foi diretor geral e dos serviços de Vitivinicultura. Consultor das Caves S. João e diretor de produção das Caves Messias. Participou em congressos da Organização Internacional da Vinha e do Vinho e na promoção dos vinhos portugueses no estrangeiro. É autor dos livros Tecnologia dos Vinhos Tintos (2005), Tecnologia dos Vinhos Espumantes (2005) e O Vinho - da Uva à Garrafa (2007), que têm sido usados no ensino superior de enologia.

Edgardo Pacheco. Jornalista do grupo Cofina. Em 2004, criou o primeiro suplemento da área gourmet da revista Sábado – o 1ª Escolha – e, mais tarde, o GPS. Em 2013, editou, com Fernando Melo, um guia nacional de restaurantes. É responsável, no jornal Correio da Manhã, pela área da gastronomia e assina uma rubrica semanal, no suplemento Weekend, do Jornal de Negócios. É apresentador do programa Prato da Casa (CMTV). E participa, regularmente, em júris de concursos de vinhos, azeites e queijos.

Francisco Providência. Professor associado e diretor do programa doutoral em Design da Universidade de Aveiro. Designer premiado várias vezes no país e no estrangeiro. É fundador, proprietário e diretor do atelier Providência Design, uma plataforma interdisciplinar virada para a investigação científica em projetos de mediação cultural dirigidos à regeneração social, com vista ao desenho do futuro (design crítico).

Joaquim Marques. Professor especialista de Marketing e Publicidade no ISCA-UA. Ministra, desde 1986, formação profissional junto de diversas entidades nacionais nas áreas de Marketing Estratégico, Internacional, Serviços, B2B, Planeamento Estratégico, Qualidade nos Serviços, Benchmarking, Gestão Comercial, Clientes, Força de Vendas, Técnicas de Vendas e Comércio Internacional.

José Albergaria. Professor no ISCA-UA, é, também, diretor do Centro de Investigação em Marketing e Análise de Dados e do Centro de Sondagens da Universidade de Aveiro (CIMAD), recentemente credenciado pela ERC. Foi docente no IPAM e fundador da empresa de estudos de mercado EUROTEST. Chefiou vários projetos internacionais e integrou a ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing Research Organization.

Pedro Silva. Professor do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), tem um doutoramento dedicado ao tema da tutela jurídica do design. É advogado, desde 1986, tendo-se especializado nas áreas do Direito Comercial e da Propriedade Industrial.

Vasco Guerreiro. É diretor geral das empresas Global KPMP Trading (Lisboa), especializada em vinhos, e KPMA (Angola), da área da distribuição alimentar e bebidas. É licenciado em Gestão de Recursos Humanos e especialista em distribuição moderna (offtrade). Desempenhou funções de responsável de mercado (Amoreiras, Setúbal e Coimbra), comprador (Lisboa), comprador internacional (Suíça) e responsável pela oferta (Lisboa) na Auchan Portugal Hipermercados, durante 15 anos.

Ver curso > http://www.unave.pt/?formacao=tecnicas-comerciais-e-marketing-de-vinhos

Para mais informações contactar:

José Carlos Maximino

josecmaximino@ua.pt

tlf.: 234 370 833

fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

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