conteúdos
links
tags
Investigação
Dossier Saúde
Patentes e modelos de utilidade da UA na área da saúde
2º Workshop de Lipidómicas
Um biosensor descartável para a deteção e quantificação de alquilfenóis; nanopartículas magnéticas para purificação de proteínas; um dispositivo médico de reabilitação; uma componente femoral anatómica para prótese de anca cimentada; e um sistema de recolha, armazenamento e acondicionamento de ar alveolar exalado para análises clínicas. Estas são algumas das patentes e modelos de utilidade na área da saúde que têm o carimbo UA.

Biosensor descartável para a deteção e quantificação de alquilfenóis

A invenção visa constituir um método rápido, eficiente e preciso para a quantificação destes contaminantes presentes em numerosos itens, incluindo detergentes, pesticidas, plásticos, têxteis e combustíveis.

Titulares: UA; Universidade de Sfax; IST | Inventores: Teresa Rocha-Santos, et al

Nanopartículas magnéticas para purificação de proteínas

Metodologia para preparação de nanopartículas magnéticas que permitem a purificação/separação de metaloproteinas presentes em amostras biológicas (como sangue, urina, saliva, etc). Estas metaloproteinas poderão depois ser utilizadas como indicadores de patologias.

Titular: UA | Inventores: Ana L. Daniel da Silva, et al

Marcadores celulares fluorescentes de largo deslocamento de Stokes

Nos estudos de biologia celular a capacidade de marcar, distinguir, identificar e caraterizar células e compartimentos subcelulares é fundamental para a aquisição de conhecimentos sobre a biogénese, a estrutura e função das células, os diferentes organelos subcelulares e suas moléculas residentes. Para estes estudos recorre-se frequentemente a fluoróforos. Esta invenção consiste numa família de novos fluoróforos para ser utilizados em imagiologia biológica, quer em células quer em organismos inteiros, em técnicas de microscopia de fluorescência, incluindo imagens de células vivas.

Titular: UA | Inventores: Artur Silva, et al

Método gráfico de avaliação e de comparação de planos dosimétricos de radioterapia

Esta invenção desenvolvida em ambiente hospitalar refere-se a um método gráfico de avaliação e comparação de planos de radioterapia, que é sempre um processo complexo já que é inerentemente multicritério. Constitui-se como uma importante ferramenta de suporte à decisão clínica na escolha do melhor plano de tratamento, tendo a vantagem de, com uma única imagem associada a uma pontuação numérica, fornecer informação sobre todos os parâmetros que guiaram o processo de otimização do planeamento.

Titulares: UA; IPOCFG; INESC Coimbra; ESTSP | Inventores: Maria do Carmo Lopes, et al

Bioreator para caraterização biomecânica e bioquímica de construções bidimensionais e tridimensionais de engenharia tecidos em tempo real como função do estimulo mecânico

Bioreator para aplicação em engenharia de tecidos. Para além do crescimento celular, a invenção visa a caraterização biomecânica e bioquímica das construções celulares bidimensionais ou tridimensionais em tempo real, sem interrupção do crescimento celular, permitindo desenvolver um tecido artificial plenamente funcional para implantação in vivo. Os modos e tipos de estimulação são modificados autonomamente em função das propriedades biomecânicas e bioquímicas das construções celulares através de uma ou mais funções previamente definidas no sistema de controlo.

Titulares: UA; UC | Inventor: António Completo

Dosímetro de fibra ótica cintilante comfotomultiplicadores de silício (modelo de utilidade)

Dosímetro para baixas energias e baixa taxa de dose. A invenção visa o controlo e monitorização da dose de radiação ionizante, com aplicação na área da Física Nuclear e da Física Médica, nomeadamente em radioterapia. Este dispositivo tem também aplicação no controlo e monitorização em sistemas de imagiologia baseados em radiação ionizante bem como em controlo industrial.

Titular: UA | Inventores: João Veloso, et al

Dispositivo médico de reabilitação – Stroke wearable Operative rehabilitation Device (SWORD)

É um dispositivo que potencia a recuperação motora depois de um AVC. A sua utilização logo desde uma fase inicial após AVC e sem restrição de tempo, pode significar grandes proveitos em neuro-reabilitação e através da democratização do acesso a esta tecnologia permitir impacto social e ganhos objetivos em saúde.

Titular: UA | Inventores: João Paulo Cunha, et al | Tecnologia licenciada à empresa Sword Health

Componente femoral anatómica para prótese de anca cimentada

Trata-se de uma nova componente femoral para a artroplastia total cimentada da anca. A invenção visa a diminuição da taxa de revisão deste tipo de artroplastia. A sua geometria anatómica, associada a centralizador distal e posição bem definida do colar consegue diminuir as tensões geradas no cimento.

Titular: UA |Inventores: José Simões, et al

Sistema de recolha, armazenamento e acondicionamento de ar alveolar exalado para análises clínicas

Trata-se de um equipamento que permite recolher e acondicionar ar alveolar exalado por humanos. A invenção visa ultrapassar simultaneamente algumas das dificuldades técnicas no atual estado da técnica, tais como i) a fraca ou inexistente resposta na recolha seletiva da fração de ar alveolar, ii) a incapacidade dos mesmos em acoplar sistemas de concentração/extração de analitos de interesse, iii) a inexistência de sistema para armazenamento do biofluido recolhido sob condições controladas e iv) a incapacidade de recolher o ar exalado no estado líquido ou no estado de vapor.

Titular: UA | Inventores: Silva Rocha, et al

Nota: este artigo foi publicado na edição número 26 da revista Linhas.

imprimir
tags
outras notícias