conteúdos
links
tags
Campus
Financiado no âmbito do programa INTERREG SUDOE
UATEC integra projeto europeu de Transferência de Tecnologia
Foi aprovado no passado dia 30 de junho de 2016, o projeto TuRBO-SUDOE - Desenvolvimento, validação e demonstração de um modelo baseado numa rede de “Transference Brokers” para a transferência de tecnologia direta entre centros de I&D e empresas no território SUDOE.

A UA, através da UATEC – Unidade de Transferência de Tecnologia, participa neste projeto, juntamente com outras quatro Instituições de Investigação de Espanha e Portugal (Universidad de Burgos (ES), Universidad de Málaga (ES), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (PT) e centro de I&D - Energylab (ES)) e três associações empresariais de Espanha e França (federação empresarial FEDACOVA (ES), clusters empresariais CAAR (ES) e clusters empresariais Mecanic Vallée (FR)). Completa o consórcio KIMBcn, especialista global em formação e transferência de tecnologia.

Todos estes parceiros enfrentam um desafio comum: melhorar os processos de transferência de tecnologia com o propósito de facilitar a exploração comercial do conhecimento gerado no espaço SUDOE, estimulando a participação do setor privado mediante o alinhamento das atividades de I+D (oferta) com as atividades empresariais (procura).

O objetivo principal do projeto é atuar neste interface investigação-mercado e tornar efetiva e sustentável essa transferência mediante o desenho, validação e demonstração de uma nova figura que fará a ponte entre ambos os lados: o Transference Broker (TB).

O aspeto inovador do projeto radica na sua demonstração em ambiente real, pois será desenvolvido para 3 setores estratégicos (Agroalimentar, Automóvel e o da Energia/TIC (transversal)) para o espaço SUDOE e para as estratégias RIS3 das regiões, facilitando, além disso, a sua replicabilidade noutros espaços e com outras entidades.

Este projeto terá a duração de três anos, tendo tido o seu início no passado dia 1 de julho de 2016 e data prevista de conclusão no dia 30 de junho de 2019.

Para mais informações sobre este projeto, pode consultar o seu site disponível em http://www.turbo-sudoe.eu/.

imprimir
tags
outras notícias