conteúdos
links
tags
Opinião
Opinião da Engenius – UA Formula Student
Engenius prepara nova época competitiva
A Engenius é uma equipa de jovens universitários da Universidade de Aveiro que se juntaram com o objetivo de participar na maior competição mundial de fórmula 1 para estudantes, a Formula Student. Em artigo de opinião, a equipa aponta as metas para a próxima época e deixa, desde já, os motores bem ligados.

A Formula Student é uma competição automóvel que permite dar uma oportunidade para os estudantes universitários demonstrarem e melhorarem as suas capacidades e competências, com vista ao desenvolvimento de projetos e construção do respectivo protótipo.

Depois da época de recrutamento, a equipa Engenius encontra-se cada vez mais motivada sendo agora uma equipa ainda mais multidisciplinar cujo objetivo passa por ir mais além, fazer algo mais, sair fora da caixa e dar o melhor de si, contando, ainda, com o apoio de diversos professores incansáveis que juntos tornam possível representar a Universidade de Aveiro no mundo da competição automóvel.

A equipa tem atualmente duas soluções para competição: uma mais tradicional, que recorre a um motor de combustão interna como meio de propulsão do veículo, apelidado de AQUILA; e uma solução ambientalmente mais responsável que recorre ao uso de uma motorização elétrica, apelidado de SPYRO.

descrição para leitores de ecrã
Nas mãos de uma vasta equipa de estudantes da UA o volante da Engenius quer brilhar na mítica pista de Silverstone, em Inglaterra

O ano de 2016 foi notável para a equipa Engenius visto que para além de ter recebido o prémio de melhor projeto pela AAUAv conseguiu, ainda, um fantástico 12º e 13º lugares para os projetos AQUILA e SPYRO, respetivamente.

Tal como afirma Luís Santos, o project leader do projeto SPYRO, “a Formula Student é uma excelente forma de aplicar o conhecimento adquirido nos nossos cursos. Permite-nos constantemente interligar a teoria à prática aproximando-nos assim da realidade que iremos enfrentar no mercado de trabalho. Para além dos atributos técnicos ajuda-nos a melhorar as nossas soft skills, um exemplo disso é o trabalho de equipa com pessoas de diversas áreas de formação”.

No sentido de continuar os bons resultados, a equipa quer aprofundar a relação que tem com os seus sponsors, e dar a oportunidade a outras as empresas de se aliar aos projetos, através do fornecimento de materiais para complementar os carros físicos ou através de valores monetários para ajudar a ultrapassar as restrições normais impostas para participar na competição.

Em breve a equipa Engenius irá divulgar, à comunidade universitária e aveirense, os seus projetos. Para isso, irá ocorrer simultaneamente uma recolha fundos, através da venda de rifas com o apoio de ”ID Identidade Digital”, do “Mercadinho da Sé” e de “A portuguesa”.

imprimir enviar a um amigo
tags
outras notícias