conteúdos
links
tags
Campus
A Watgrid desenvolveu um inovador sistema de sensores multi-parâmetros para cubas inox e barricas de carvalho.
WATGRID lançou plataforma Winegrid® em Bordéus durante a VINITECH 2016
WATGRID lançou plataforma Winegrid® em Bordéus durante a VINITECH 2016
A Watgrid, empresa tecnológica sediada na Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro (IEUA) que desenvolve equipamentos e métodos de precisão para a vinificação, escolheu Bordéus para fazer o lançamento europeu da sua Plataforma de monitorização de vinho: Winegrid®.

O lançamento teve lugar durante a participação da Watgrid no Salão Internacional de tecnologias dedicadas ao vinho – VINITECH 2016 – que decorreu em Bordéus de 29 de novembro a 1 de dezembro de 2016, e onde a empresa nacional ombreou com as maiores empresas mundiais de fabrico e inovação de equipamentos para o sector da produção de vinho.

Criada em janeiro de 2014, e sediada na Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro (IEUA) desde o mesmo mês, a Watgrid desenvolveu um inovador sistema de sensores multi-parâmetros para cubas inox e barricas de carvalho. O objetivo é monitorizar o processo de vinificação permitindo aos produtores acompanhar e controlar parâmetros críticos da evolução do vinho, desde a fermentação até ao estágio.

A monitorização e visualização em tempo real dos dados numa plataforma com acesso remoto - algo que não está ao alcance dos métodos de amostragem manual - permite às adegas potenciar o aumento qualitativo do vinho ao mesmo tempo que reduzem os seus custos operacionais de monitorização e análise.

Designada Winegrid®, a plataforma desenvolvida e comercializada pela empresa de Aveiro é utilizada por vários produtores em Portugal e em França, havendo já para 2017 planos de expansão para mercados vinícolas tão distantes como a Austrália, o Chile ou a Califórnia, onde a Watgrid identificou diversos produtores de vinho interessados em equipar as suas adegas com o sistema Winegrid.

A Watgrid em números:

  • Ano de fundação: 2014
  • Efetivo: 10 empregados
  • Média de idades: 30 anos
  • Mestrados e Doutoramentos: 7
  • Patentes e Marcas registadas: 4
imprimir
tags
outras notícias