conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Dias 6, 7, 8, 9 e 10 de fevereiro de 2017
IOT Communications
A UNAVE promove, em regime presencial, a ação de formação "IOT Communications". Está agendada para os dias 6, 7, 8, 9 e 10 de fevereiro de 2017. Quem efetivar/ pagar até ao dia 20 de janeiro de 2017 tem direito a um desconto de 20%. Inscreva-se!

As comunicações sem fios (wireless), nomeadamente as comunicações via rádio frequência tem tido um crescimento exponencial nos últimos anos, tipicamente devido ao facto de se pretender levar o conceito da internet para a internet das coisas, ou a internet de tudo.

Desta forma novas áreas de interesse começaram a ser importantes na indústria, quer sejam a área da internet das coisas (IoT – Internet of Things) as comunicações de baixo consumo e longo alcance, (NB (Narrow Band) communications), e as comunicações totalmente passivas na qual o sistema mais completo é o RFID.

Nesse sentido este curso cobre não só a temática do projeto de rádio frequências destas tecnologias, como cobre ainda alguns aspetos protocolares de diversas normas que começam a aparecer no mercado.

Objetivos gerais

Os principais objetivos deste curso é fornecer aos formandos os conceitos teóricos e práticos necessários para desenvolver e tomar decisões de aquisição e projetos de sistemas de rádio comunicações para os novos paradigmas de IoT, NBC e RFID.

Objetivos específicos

O curso abordará conceitos de projeto e desenvolvimento de antenas, circuitos de RF narrow band, sistemas de software defined radio e ainda interligação dos mesmos com toda a camada MAC e de comunicações necessária para implementar uma rede de baixo consumo e longo alcance.

Destinatários

Os destinatários deste curso são Engenheiros de Electrónica e Telecomunicações, Eletrotécnica e Computadores ou afins.

Coordenador e formadorA coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade de Nuno Borges Carvalho.

Nuno Borges doutorou-se em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Aveiro em 2000. Atualmente é Professor Catedrático no Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro e Investigador Sénior no Instituto de Telecomunicações. A sua atividade de Investigação está focada na área de sistemas/circuitos de Rádio Frequência. É ainda Fellow do IEEE.

A formação é da responsabilidade de Nuno Borges Carvalho, José Neto Vieira e Arnaldo Oliveira

José Vieira doutorou-se em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Aveiro em 2000. Atualmente é Investigador no Instituto de Eletrónica e Engenharia Informática de Aveiro, no Instituto de Telecomunicações – Pólo de Aveiro e Professor Auxiliar no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro, onde ensina, desde 2001, processamento digital de sinal e sistemas multimédia.

Arnaldo Oliveira doutorou-se em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Aveiro em 2007. Atualmente é Investigador no Instituto de Telecomunicações – Pólo de Aveiro e Professor Auxiliar no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro, onde ensina, desde 2001, sistemas digitais, arquitetura de computadores e sistemas de rádio definidos por software.

Ver curso > http://www.unave.pt/?formacao=tecnologias-para-nb-communications

Para mais informações contactar:

Virgínia Barreirinha Lopes

virginiablopes@ua.pt

tlf.: 234 370 833

fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias