conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Seminário Especializado - (Se)
Música e justiça social
Realiza-se nos dias 6 e 7 de dezembro, das 09h00 às 13h00, na sala 21.2.22 do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, o curso intitulado Música e justiça Social lecionado por Samuel Araújo etnomusicólogo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil. Os participantes terão que fazer a leitura dos materiais indicados no ato da inscrição. O curso é gratuito mas sujeito a inscrição para anaflavia@ua.pt

O curso abordará experimentos recentes em pesquisa musical que, desde sua conceção, buscam propor resultados relevantes à superação de situações de injustiça social, violência, exclusão e dominação presentes em muitos contextos sociais contemporâneos. Aos participantes serão apresentados exemplos de abordagens teórico-metodológicas, encontrados na literatura crescente sobre pesquisa colaborativa, advocatícia, engajada.

Pré-requisitos para participação na acão: acesso e leitura dos materiais indicados no ato da inscrição

Samuel Araújo é professor associado da Escola de Músicada Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordenao Laboratório de Etnomusicologia. Tem publicado artigose resenhas em periódicos acadêmicos e livros, assim comoorganizado colectâneas, tanto no Brasil como no exterior.É membro da Comissão Executiva do International Councilfor Traditional Music (ICTM).Coordena, desde 2003, projetos de pesquisa em colaboraçãocom entidades não-governamentais entre moradores de áreasfavelizadas do Rio de Janeiroda (Maré, Formiga e Salgueiro),formando grupos de pesquisa entre seus residentes, e difundindoseus resultados em produtos de autoria coletiva nos meiosacadêmico e extra-académico.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias