conteúdos
links
tags
Bolsas
Ref. 812/2016
IT oferece bolsa de investigação para mestres em Física, Engenharia Eletrotécnica – Telecomunicações ou Comunicações Óticas
Encontra-se aberto concurso, até 9 de dezembro, para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestres (BI) no âmbito do projeto Compress, com a referência n. PTDC/EEI­TEL/7163/2014, cofinanciado pela FCT/MCTES para promoção da produção científica, o desenvolvimento tecnológico e a Inovação, nas áreas científicas da Física, Engenharia Eletrotécnica – Telecomunicações ou Comunicações Óticas.

Requisitos de admissão: Mestre em Física, Engenharia Eletrónica e Telecomunicações ou afins, com interesse por técnicas de compressão ótica de dados e caracterização de componentes óticos e ótica integrada. O candidato deverá apresentar proficiência na modelação e simulação em Matlab. Experiência com o software OptoDesigner e/ou Lumerical serão valorizados.

Plano de trabalhos: Os trabalhos começarão com a revisão do estado da arte. De seguida o bolseiro irá caracterizar, redesenhar e testar os dispositivos existentes; modelar e caracterizar diferentes acopladores óticos baseados em interferência multimodo (MMI) para aplicar em diferentes transformadas Wavelet.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterada e republicada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no(a) Instituto de Telecomunicações, sob a orientação científica do Professor Doutor António Luis Jesus Teixeira.

Duração da (s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em dezembro de 2016. A bolsa poderá ser renovada até ao final do projeto (data prevista de conclusão Novembro de 2018).

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http//www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), pago mensalmente através de transferência bancária.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (1ª fase) e entrevista (2ª fase), tendo cada componente do processo de seleção uma valoração de 50%. Só passarão à 2ª fase os candidatos que o júri entender que reúnem as condições mínimas necessárias para a execução do plano de trabalhos.

Composição do Júri de Seleção: Presidente: António Luis Jesus Teixeira (presidente), Ali Shahpari (vogal) e Berta Neto (vogal).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Instituto de Telecomunicações - Aveiro, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 24 de Novembro a 09 de Dezembro de 2016.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae devidamente datado e assinado, certificado de habilitações (fotocópia), carta de recomendação (opcional) e outros documentos que o(a) candidato(a) considere relevantes para a avaliação do seu mérito mencionados no CV.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente ou por correio eletrónico para sandra@av.it.pt e para Prof. António Teixeira, teixeira@ua.pt, mencionando sempre a referência do concurso.

imprimir
tags
outras notícias