conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Dias 25 e 26 de março de 2017
Introdução à construção com fardos de palha
Nos dias 25 e 26 de março, a UNAVE promove, em regime presencial, a ação de formação "Introdução à construção com fardos de palha". As inscrições estão abertas.

Introdução à construção com fardos de palha

Fundamentação

No contexto atual a procura de soluções construtivas sustentáveis assume grande relevância. A palha como material de construção tem tido desenvolvimentos técnicos significativos na última década na Europa estando a disseminar-se rapidamente inclusivamente em contexto de edifícios públicos urbanos. É um material de construção carbono negativo, natural, local, abundante, saudável, resistente e com excelentes características de isolamento térmico. Neste curso de introdução, aborda-se o estado da arte na Europa, a investigação e testes já desenvolvidos, bem como os critérios e a metodologia específicos a ter em conta nesta técnica construtiva.

Objetivos gerais

Transmitir uma formação base que permita aos formandos iniciar os seus estudos e prática na construção com fardos de palha. Domínio dos conceitos teóricos e ferramentas práticas, dotando os formandos dos conhecimentos base que permitem projetar e preparar uma obra de construção com fardos de palha.

Destinatários

Estudantes e profissionais das áreas de Ambiente, Arquitetura, Engenharia e de investigação e tecnologias de materiais.Todos os intervenientes na atividade de construção civil que pretendam adquirir formação específica na área da construção com materiais naturais, em particular com fardos de palha. Todos os que, com ou sem experiência, queiram adquirir conhecimento para projetar e construir com este material.

Coordenar e Formadora

A coordenação técnico-pedagógica é da responsabilidade de Aníbal Costa. Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro desde 2007. Leciona disciplinas da área da Conservação e Reabilitação das Estruturas do plano curricular de Engenharia Civil e da Licenciatura em Reabilitação do Património. Presidente da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES); Membro dos Corpos Sociais do ICOMOS de Portugal; Membro Conselheiro e Especialista em Estruturas pela Ordem dos Engenheiros.

A formadora é Catarina Pinto. Arquiteta desde 2004 funda o atelier Terrapalha para a construção ecológica com materiais naturais em 2008. Em 2014 funda a associação portuguesa Compalha para a difusão da construção com palha em Portugal. Fez parte do grupo de especialistas Europeu para a definição do curriculum para o ensino profissional em construção com palha. Frequentou diversos cursos na Europa para adquirir conhecimento especializado e durante o seu percurso teve oportunidade de aprofundar conhecimento sobre o estado da arte na Europa. É consultora “zero energy buildings” e permanece em contacto com projetos europeus que para o desenvolvimento de tecnologias com recurso a materiais de construção naturais.

Nota: A formação irá decorrer no Laboratório do Departamento de Engenharia Civil.

Informações aqui.

Para mais informações contactar:

Virgínia Barreirinha Lopes

virginiablopes@ua.pt

tlf.: 234 370 833

fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

imprimir
tags
outras notícias