conteúdos
links
tags
Bolsas
Na área da Física
Bolsa de Investigação para Mestres
Até 17 de novembro, encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestres no âmbito do Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação – UID/CTM/50025 com o apoio financeiro da FCT/MCTES (PIDDAC), através de fundos nacionais e quando aplicável co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional- FEDER (POCI-01-0145-FEDER-007688), no âmbito do Acordo de Parceria COMPETE PT2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Área Científica: Física

 

Requisitos de admissão: O candidato deve possuir um grau de Mestre em Física ou Engenharia Física, com experiência demonstrada em física do estado sólido e preferencialmente em sistemas eletrónicos fortemente correlacionados e redes geometricamente frustradas.

 

Plano de trabalhos: O objetivo do plano de trabalhos consiste em estudar propriedades magnéticas e de transporte em redes geometricamente frustradas a três dimensões. Este estudo incluirá uma componente analítica e uma componente numérica, utilizando em particular métodos de diagonalização exata. 

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. em vigor disponivel em http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no I3N, Departamento de Física, Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Doutor Ricardo Assis Guimarães Dias.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em Dezembro de 2016, eventualmente renovável até ao final do Projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

a) Classificação dos graus académicos (40%);

b) Experiência prática na área específica a que se candidata (40%);

c) Artigos, comunicações a conferências, participação em projetos de investigação (20%).

 

Reserva-se o direito de não admitir nenhum candidato se de entre os que se apresentem não houver quem satisfaça os requisitos pretendidos.

 

Composição do Júri de Seleção: Doutor Ricardo Assis Guimarães Dias (Presidente), Professor Doutor Manuel António dos Santos Barroso (Vogal) e Professor Doutor Fernão Rodrigues Vístulo de Abreu (Vogal).

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida em http://www.ua.pt/fis/bolsas, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de correio eletrónico.

Prazo de candidaturas e forma de apresentação: As candidaturas podem ser formalizadas no periodo de 04 a 17 de novembro de 2016.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, datado e assinado pelo candidato, cópia do Cartão de cidadão e cópia dos certificados de habilitações. Outros documentos considerados relevantes para o atestamento da condição do(a) candidato(a) poderão vir a ser solicitados.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para o endereço marta.m@ua.pt (Marta Teixeira), com conhecimento a rdias@ua.pt (Ricardo Dias).

imprimir
tags
outras notícias