conteúdos
links
tags
Investigação
Trabalho dos departamentos de Biologia e Física e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar
Investigação da UA publicada pela Science for Environment Policy
Mexilhão Mytilus galloprovincialis foi utilizado para investigar a conectividade entre as áreas marinhas protegidas das Berlengas (na foto) e da Arrábida
Um trabalho de investigadores dos Departamentos de Biologia e Física e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro (UA, em parceria com a Universidade de Melbourne, foi selecionado para ser publicado pela Science for Environment Policy, um serviço de informação fornecido pela Direcção-Geral de Ambiente da Comissão Europeia (CE). Este serviço seleciona cuidadosamente resultados de investigação de qualidade para estabelecer e implementar políticas ambientais eficazes.

Neste caso em particular, o mexilhão Mytilus galloprovincialis foi utilizado para investigar a conectividade entre as áreas marinhas protegidas (AMPs) das Berlengas e da Arrábida em Portugal, ambas parte da rede Natura 2000 de zonas protegidas na Europa. A composição geoquímica das conchas de mexilhão foi usada para delinear as rotas de dispersão de larvas de mexilhões, demonstrando que a AMP da Arrábida é uma importante fonte de população na área.

Os resultados deste estudo apoiam as medidas do Plano de Gestão de 2005 para esta AMP, que proibiu a pesca de arrasto, dragagem e colheita de bivalves, de forma a preservar o seu papel como viveiro para muitas espécies marinhas. Estas medidas directas de conectividade e dinâmica populacional podem constituir uma poderosa ferramenta para informar os agentes políticos sobre a conservação e gestão de redes de áreas protegidas em ecossistemas marinhos costeiros.

Fonte: Gomes, I., Peteiro, L.G., Albuquerque, R., Nolasco, R., Dubert, J., Swearer, S.E. & Queiroga, H. (2016) Wandering mussels: using natural tags to identify connectivity patterns among Marine Protected Areas. Marine Ecology Progress Series. DOI: 10.3354/meps11753

imprimir
tags
outras notícias