conteúdos
links
tags
Distinções
Docentes do Departamento de Engenharia Mecânica recebem distinção na CISPEE 2016
Investigação sobre o Ensino em Engenharia vale prémio a professores da UA
Os docentes João Oliveira, Robertt Valente, Victor Neto, Bárbara Gabriel e Gil Andrade Campos
Uma equipa de professores do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Universidade de Aveiro (UA) conquistou o prémio para o melhor artigo apresentado na CISPEE 2016 - 2ª Conferência Internacional da Sociedade Portuguesa para a Educação e Engenharia. Focado no debate e desenvolvimento de novas metodologias de ensino e aprendizagem em engenharia, o projeto premiado - MELT - tem como objetivo apresentar novos caminhos para aproximar as pessoas à Ciência e a Ciência às pessoas.

Da autoria de Bárbara Gabriel, Robertt Valente, João Oliveira, Gil Andrade Campos e Victor Neto, docentes do DEM e membros do Science and Engineering Education Group, o artigo “Methodologies for Engineering Learning and Teaching (MELT) Approach - A Way to Bring Young People to Science (and Science to Young People)” aborda uma das áreas de trabalho desenvolvidas por este grupo de investigação e ação na área da educação em Engenharia.

“Uma das áreas de trabalho desenvolvidas pelo grupo incide no debate e desenvolvimento de novas metodologias de ensino e aprendizagem em engenharia”, explicam. Em paralelo o grupo está a criar “mecanismos de aferição do (des)alinhamento entre expetativas e perceções dos estudantes e professores do ensino superior e dos desafios atuais da Sociedade nas suas várias vertentes, civil, industrial, empresarial, poder local, governação e demais stakeholders”.

Esta abordagem ao ensino na área das engenharias deu, precisamente, origem ao projeto MELT, formalmente apresentado na CISPEE 2016. A estreia valeu o “reconhecimento não só da qualidade do trabalho desenvolvido pelos docentes, mas principalmente da importância da temática para um ensino superior que se quer de excelência”.

Entre outras ações e no seguimento do primeiro Fórum Educação em Engenharia, evento que decorreu na UA em junho passado com a chancela da Comissão Europeia e da OCDE, os docentes estão já a dinamizar o Engineering Education Forum 2017. Inspirado pelo programa HEInnovate, a iniciativa temcomo mote “Changing education one teacher at a time” e decorrerá novamente na UA nos dias 29 e 30 de junho de 2017.

Após o sucesso da primeira edição, apontam os docentes, “pretende-se que o próximo Engineering Education Forum seja mais um marco no posicionamento da Universidade de Aveiro na linha da frente do pensamento, definição estratégica e ação no domínio da educação em engenharia”.

Para além do MELT, também o artigo “Spreading Remote Labs Usage – A System – A Community – A Federation” recebeu ex aequo o prémio de melhor artigo na CISPEE 2016.

imprimir enviar a um amigo
tags
outras notícias