conteúdos
links
tags
Campus
Encontro forneceu competências de programação na resolução de problemas
Estudantes do DEM promoveram o primeiro evento CodeWeek @ UA
GRIDS organizou MEC@DEM-UA a pensar nos estudantes
Inserido no desafio Europe Code Week e dinamizado pelo Young Advisors Group da Comissão Europeia, o primeiro evento CodeWeek @ UA decorreu a 15 de outubro. Organizado pelos estudantes do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Universidade de Aveiro (UA), o evento fez chegar o mundo da programação aos futuros engenheiros, do primeiro ao quarto ano, do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica (MIEM) da UA. Os estudantes que participaram neste workshop abordaram alguns desafios especialmente preparados para desenvolver competências de programação na resolução de problemas.

Atualmente, saber programar é uma competência e ‘ferramenta’ cada vez mais requisitada pelas entidades empregadoras, em especial na área da Engenharia Mecânica. De facto, a programação permite ao engenheiro mecânico solucionar problemas complexos e otimizar os sistemas que desenvolve. Foi com base nesta premissa que surgiu o MEC@DEM-UA (Mechanical Engineering Computing).

O MEC@DEM-UA foi organizado pelo GRIDS, grupo de investigação inserido no DEM. De um modo completamente distinto do que normalmente ocorre na UA, o evento insere-se num conjunto de actividades desenvolvidas por um grupo de estudantes desse Departamento que se dedicam (de forma autónoma) ao desenvolvimento de ferramentas computacionais, nomeadamente de aplicações móveis, bem como pela promoção e dinamização de seminários e cursos de formação a vários públicos-alvo (docentes incluídos). Estes estudantes foram responsáveis tanto pela preparação do evento quanto pela formação dos participantes.

Este evento foi assim mais um passo num trabalho de relevo levado a cabo pelos estudantes, cujo empenho é um claro exemplo de como é possível desenvolver competências – técnicas e sociais - para além do percurso curricular. Já com diversos eventos de formação realizados e com ferramentas desenvolvidas, incluindo aplicações disponíveis na Play Store da Google, aplicações essas usadas por outros estudantes do MIEM em sala de aula, a actividade destes estudantes do MIEM tem um claro impacto não só na sua formação, mas também na dos colegas e dos docentes que com eles colaboram.

O GRIDS “agradece o apoio da Altice Labs, que desde cedo demonstrou uma grande abertura para colaborar e apoiar o desenvolvimento desta temática” e “à Pastelaria Ria Parque, que forneceu os coffee-breaks do evento”.

imprimir
tags
outras notícias