conteúdos
links
tags
Conferências
Macroalgas e microbiologia são os temas a abordar nesta edição
“Biologia na Noite” 2016 presta homenagem ao Prof. António Correia
António Correia (1956-2016)
“A edição 2016 do ‘Biologia na Noite’ destaca-se pela homenagem ao nosso Professor Doutor António Correia que tantas gerações de Biólogos inspirou. Para tal, contamos com a presença de dois investigadores do seu grupo de investigação, Dr. Artur Alves e Dra. Isabel Henriques.", explicam os estudantes organizadores, do Núcleo de Estudantes de Biologia da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEB-AAUAv). O “Biologia na Noite” decorre a 20 de outubro, pelas 21h00, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. A entrada é livre.

O Biologia na Noite é um ciclo de palestras, organizado pelo NEB-AAUAv, cujo intuito principal é sensibilizar a comunidade aveirense para áreas das ciências biológicas.

Nesta edição, um dos oradores será Rui Pereira, cofundador e diretor geral da ALGAPLUS, Lda, empresa dedicada à produção e comercialização de algas e seus derivados, com instalações em Ílhavo, cuja palestra se intitula "Macroalgas Marinhas, importância ecológica e económica". Para além do cofundador da ALGAPLUS, intervêm ainda dois investigadores do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), laboratório associado da Universidade de Aveiro: Artur Alves e Isabel Henriques. Neste caso a intervenção intitula-se "MicroLab@DBio-UA à Descoberta da Microbiodiversidade: uma homenagem ao Professor António Correia".

Mais informações sobre os palestrantes

Artur Alves, doutorado em Biologia pela Universidade de Aveiro em 2006, realizou a licenciatura e mestrado em Microbiologia Molecular pela mesma universidade em 1998 e 2001, respetivamente. Trabalha como Investigador Principal do CESAM no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, onde tem realizado trabalho sobre biodiversidade e sistemática de fungos filamentosos, especiação críptica em fungos fitopatogénicos, alterações climáticas e doenças fúngicas de plantas, microbiologia de plantas e comunidades microbianas em ambientes estuarinos e marinhos. Atualmente é coordenador do MicroLab – Fungal Biology, com interesses de pesquisa na diversidade, sistemática e evolução de fungos com um foco especial em fungos patogénicos de plantas.

Isabel Henriques, doutorada em Biologia pela Universidade de Aveiro em 2006, realizou a licenciatura e mestrado em Microbiologia Molecular pela mesma universidade em 1997 e 2001, respetivamente. Trabalha como Investigador Assistente no CESAM e iBiMED na Universidade de Aveiro, onde tem realizado trabalho sobre resistência a antibióticos em estirpes e comunidades microbianas, disseminação de determinantes genéticos de resistência a antibióticos e diversidade de comunidades microbianas complexas. Atualmente é coordenadora do MicroLab – Microbiome and drug resistance, com interesses de pesquisa nas atividades antropogénicas na disseminação de resistência a antibióticos em sistemas aquáticos e na caracterização da base genética da maioria dos mecanismos de resistência a antibióticos e de elementos genéticos móveis que contribuem para a sua disseminação.

Rui Pereira, licenciado em Biologia pela Universidade do Porto, Ramo Científico, em 1997, obteve o doutoramento em Biologia pela mesma universidade, em 2004, depois de ter desenvolvido o seu trabalho prático da tese no “Seaweed Marine Biotechnology Laboratory of the University of Connecticut, USA” trabalhando em ciclos de vida e fisiologia de espécies de Porphyra (nori) do Atlântico. Como investigador de pós-doutoramento no Centro de Investigação Marinha e Ambiental, realizou trabalho sobre a produção de macroalgas em sistemas de aquacultura integrada multi-trófica (IMTA) e aplicação dessa biomassa, nomeadamente como ingredientes em rações para peixes. Actualmente é um dos sócios Co-Fundadores e Director Geral da ALGAPLUS, Lda, uma empresa que se dedica à produção e comercialização de algas e seus derivados, com instalações em Ílhavo, Portugal. Estará connosco nesta sessão do Biologia na Noite com o tema "Macroalgas Marinhas, importância ecológica e económica".

Mais informações sobre o evento: https://www.facebook.com/events/198143980611946/

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias