conteúdos
links
tags
Campus
Dia 19 de outubro, pelas 14h00, no auditório do Departamento de Engenharia Mecânica
Engenius apresenta-se à UA com o Formula Student na mira
Aquila, a águia sobre rodas da Universidade de Aveiro
A Engenius é uma equipa constituída por alunos da Universidade de Aveiro (UA), cujo objetivo é o projeto e a construção de veículos monolugares para participar na maior competição de engenharia automóvel universitária do mundo, a Formula Student, que se realiza anualmente na famosa pista de Silverstone, Inglaterra. De forma a continuar a revitalização da equipa, irá decorrer no dia 19 de outubro, pelas 14h00, no auditório do Departamento de Engenharia Mecânica, uma apresentação aberta a toda a comunidade académica onde será dada a conhecer a Engenius, os seus projetos e de que forma cada um pode participar.

A Formula Student constituí uma oportunidade ideal para os estudantes demonstrarem e melhorarem as suas capacidades de desenvolver um produto complexo e integrado no exigente ambiente que é a competição automóvel, bem como porem à prova os seus conhecimentos técnicos de engenharia no desenvolvimento do projeto e na construção do protótipo. Os estudantes envolvidos desenvolvem ainda outras competências essenciais para um futuro engenheiro, com importantes lições de trabalho em equipa, gestão de tempo, gestão de projeto, orçamentação e apresentação.

A equipa Engenius conta atualmente com mais de 40 estudantes, maioritariamente de Engenharia Mecânica mas também de Gestão, Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, Engenharia Física e Design. Esta conjugação de valências tornou possível, pela primeira vez na história da equipa, uma dupla participação na prova.

descrição para leitores de ecrã
O SPYRO, desenvolvido pela Engenius Electric, e o AQUILA e desenvolvido pela Engenius Petrol

Na competição, que decorre ao longo de uma semana em Julho, a equipa apresentou aos júris duas soluções para os atuais veículos de competição: uma mais tradicional, que recorre a um motor de combustão interna como meio de propulsão do veículo, apelidado de AQUILA e desenvolvido pela Engenius Petrol; e uma solução ambientalmente mais responsável que recorre ao uso de uma motorização elétrica, apelidado de SPYRO e desenvolvido pela Engenius Electric. Nesta edição, que foi a maior desde o início da competição, com a participação de mais de 4000 estudantes de 32 países diferentes, a equipa Engenius, em representação da Universidade de Aveiro conseguiu um 12º e 13º lugares para os projetos AQUILA e SPYRO, respetivamente.

Também este ano, na Gala do 38º aniversário da Associação Académica da Universidade de Aveiro, a equipa Engenius foi premiada com o prémio “MELHOR PROJETO” desenvolvido por estudantes desta instituição. Este prémio deve-se ao crescimento e à evolução da equipa nos últimos dois anos. A forma como a equipa está organizada e estruturada é a chave para este crescimento, para uma melhor formação de todos os membros e para dar continuidade à equipa. Todos os estudantes interessados podem fazer parte da equipa, passando sempre por uma formação inicial onde adquirem os conhecimentos e práticas necessários para uma boa integração no projeto. Alguns meses depois de entrarem, os alunos mais novos podem desenvolver trabalho para a equipa.

Assim aconteceu neste ano, em que estudantes do primeiro ano de curso desenvolveram componentes para os projetos que foram apresentados na competição. Desta forma, a continuidade da equipa é garantida, algo que é de elevada importância em projetos de médio-longo prazo como é o caso de um “formula student”. Esta estratégia foi, aliás, fortemente valorizada pelos jurados da competição, salientando este investimento na formação de estudantes mais novos como o segredo para atingir cada vez melhores resultados na competição.

Tudo isto não seria possível sem os patrocinadores e parceiros que acreditaram na equipa e a ajudaram a levar o nome da Universidade de Aveiro e de Portugal a mais uma edição desta reputada competição universitária de engenharia. A Engenius agradece à Universidade de Aveiro, ao Departamento de Engenharia Mecânica, à Associação Académica da Universidade de Aveiro, ao Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica, à Indasa, à Feature Engineering, à Inova-Ria, à Ria Parque e à Activcopy. Fica o compromisso de continuar a trabalhar para que o próximo ano seja novamente de crescimento e de muito sucesso para esta equipa.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias