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Ensino e Formação
Dia 29 de outubro
Curso Intensivo de Comunicação Política e Inteligência Competitiva
No dia 29 de outubro de 2016 a UNAVE promove o "Curso Intensivo de Comunicação Política e Inteligência Competitiva". As inscrições estão abertas!

Curso Intensivo de Comunicação Política e Inteligência Competitiva

fundamentação

Considerando que, em última análise, quem ganha ou perde uma eleição é, indubitavelmente, o candidato ou o cabeça de lista que confere o rosto à candidatura, o pressuposto concetual do Curso Intensivo de Comunicação Política e Inteligência Competitiva radica na ideia de que a vitória ou a derrota eleitoral é sempre resultado de um mix de fatores intrínsecos do próprio candidato.Neste curso, abordam-se matérias cruciais, que qualquer candidato deve dominar, por forma a estar na posse dos conhecimentos imprescindíveis ao controlo dos fatores que podem potenciar as suas hipóteses de vitória eleitoral. Um candidato não tem possibilidade nem pode fazer tudo o que é importante para o sucesso da sua candidatura. No entanto, as possibilidades de êxito aumentarão se souber o que é necessário que aconteça, como e a quem deve confiar essa missão, escolhendo os melhores colaboradores e os mais competentes para cada função. É neste enquadramento positivo, focado na pessoa do candidato, que lhe propomos – a si, que é ou pretende vir a ser candidato, que é autarca, líder ou ativista político.

objetivos gerais

– Saber analisar o contexto pessoal, familiar, social e político do candidato ad initio;

– Analisar a situação sociopolítica, pesquisar as possibilidades do candidato e determinar a posiçãode partida;

– Estruturar o staff da candidatura e definir níveis de responsabilidade;

– Planear um sistema de inteligência política competitiva ajustado à candidatura;

– Definir uma estratégia de marketing político-eleitoral e de comunicação, planeando e parametrizando objetivos gerais e específicos segundo um cronograma realista;

– Adquirir competências comunicacionais imprescindíveis;

– Estabelecer normas sistemáticas de verificação, medição e monitorização regular da evolução do posicionamento do candidato e da campanha.

destinatários

Autarcas; Potenciais candidatos; Dirigentes partidários locais e regionais; Diretores de campanha; Cidadãos ativistas de causas públicas.

formador

Victor Manuel Martins Sampaio Dias é licenciado em Ciências da Comu- nicação, pela Universidade Fernando Pessoa, e pós-graduado em Relações Inter- culturais, pela Universidade Aberta. Diplomado em altos estudos avançados, pela Universidade de Vigo (Espanha), no âmbito do programa de doutoramento “Sociedade, Poder e Cultura na História”, que se encontra a concluir, é titular de um curso de especialização sobre o sector empresarial municipal, do Centro de Estudos de Direito Público e Regulação (CEDIPRE), da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, de um curso de formação avançada em Governação Local e Políticas Públicas, da Universidade Católica do Porto, e do curso de alta direção do Centro de Estudos e Formação Autárquica (CEFA), concluído com a apresentação e defesa de um plano de marketing territorial estratégico. Foi diretor de comunicação de diversas campanhas eleitorais e coordenador da unidade de projeto do plano estratégico de marketing territorial do Município da Maia. É inves- tigador nas áreas da informação crítica e sensível, com particular enfoque no questionamento das fragilidades dos sistemas de segurança e blindagem de mei- os, canais e conteúdos, da inteligência competitiva e da sua aplicabilidade ao campo da política. É autor do livro “Convencer ou seduzir – a vitória eleitoral entre a razão e a emoção”, publicado pela Editorial Douro.

Informações

http://www.unave.pt/?formacao=curso-intensivo-de-comunicacao-politica-e-inteligencia-competitiva

Para mais informações contactar:

José Carlos Maximino

josecmaximino@ua.pt

tlf.: 234 370 833

fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

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