conteúdos
links
tags
Campus
Roadshow na China de 22 a 30 de outubro
UA apresenta-se na Índia e China
UA divulgou oferta formativa na European High Education Fair and Conference
A Universidade de Aveiro (UA) foi uma das quatro universidades portuguesas presentes na European High Education Fair and Conference, em Nova Deli, organizada com o objetivo de dar a conhecer, na Índia, o ensino superior europeu. A UA apresentou-se com um stand durante os dois dias do certame, marcou presença em duas escolas do ensino secundário e foi conferencista. Segue-se a China, agora no âmbito de uma iniciativa de promoção das universidades portuguesas tutelada pelo Conselho de Reitores (CRUP), de 22 a 30 de outubro.

No âmbito de uma ação apoiada pela Comissão Europeia, no decurso de uma candidatura apresentada pela UA, foram cinco dias de contactos com jovens ou representantes de entidades ligadas ao ensino superior indiano, afinal, de divulgação dos vários tipos de oferta formativa da academia aveirense. O objetivo foi divulgar a oferta formativa das instituições de ensino superior europeu num país cuja mobilidade para fins de estudos universitários se faz, essencialmente, para os Estados Unidos da América e para o Reino Unido.

“As instituições de ensino superior têm sido muito importantes na transformação da sociedade e da economia europeias e os estudantes e investigadores das universidades europeias têm um papel muito relevante e ativo nesta transformação. Esta é uma das caraterísticas que torna o ensino superior europeu fascinante e trata-se de uma estória de sucesso que é preciso explicar e contar em países como a Índia”, considera Niall Power. O responsável pela Área de Mobilidade e Integração Profissional da UA, na sua intervenção durante a conferência, falou da experiência da UA com parcerias indianas.

A UA é uma das quatro universidades europeias, com Gent, Pardubice (República Checa) Groningen (Holanda) que integra a «Plataforma Índia», de que também fazem parte a Fundação Educativa Gokula (Bangalore, Índia) e a Universidade de Karnataka (Índia). Entre os objetivos do consórcio encontram-se a criação de programas de mestrado de estudo da Índia contemporânea, a geminação entre cidades que acolhem estas instituições cooperantes e ainda a constituição de uma Universidade na Índia. 

Para além da presença na conferência e do stand no certame, a equipa representante da UA, constituída por três elementos, marcou ainda presença em duas escolas: British School e Pahways School, sugeridas pelo consórcio SICI Dominus que organizou o certame em Nova Deli.

Para além da UA, na European High Education Fair and Conference participaram ainda, para além da UA, a Universidade de Lisboa (Instituto Superior Técnico), o Instituto Politécnico de Leiria e a Universidade Fernando Pessoa (Porto).

A próxima presença da UA na Ásia vai acontecer de 22 a 30 de outubro, na China, no âmbito do projeto Universities Portugal, promovido pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP). Neste caso, trata-se de um roadshow que passará por quatro cidades chinesas, incluindo Pequim e Shangai. Para além da UA, participam também as universidades do Porto e Coimbra.

imprimir
tags
veja também
 
evento relacionado
 
outras notícias