conteúdos
links
tags
Distinções
Depois dos prémios Sophia, o terceiro lugar na bolsa EDP Manoel de Oliveira
A vida de um pastor chamado Boaventura traz mais uma distinção a alunos da UA
No ano passado, conquistara o segundo lugar nos Prémios Sofia, na categoria documentário. Obteve excelentes posições nos festivais internacionais 1º Olhar, em Viana do Castelo, e no de Arouca. Foi selecionado para Viseu e Seia… A curta metragem “Um dia na vida… do pastor Boaventura”, produzida por quatro alunos do mestrado em Comunicação Multimédia, da Universidade de Aveiro (UA), sobre um pastor que exerce a atividade por gosto e lamenta um certo estigma que se abateu sobre ela, tem vindo a somar distinções. A mais recente foi o terceiro lugar no concurso EDP Manoel de Oliveira.

Apesar de não ter sido suficiente para conseguir a desejada bolsa de 50 mil euros, o terceiro lugar no concurso EDP Manoel de Oliveira constitui uma distinção em si próprio.

O filme foi produzido, no segundo semestre de 2014-2015, para a unidade curricular de Produção e Realização Audiovisual II, com orientação dos docentes Pedro Almeida e Nuno Barbosa, por uma equipa internacional de quatro alunos do mestrado em Comunicação Multimédia, do Departamento de Comunicação e Arte, da UA: um paquistanês, um finlandês, uma italiana e um português (Emanuel Silva – Portugal; Kalle Liikala - Finlândia (Erasmus); Imran Khan – Paquistão; Emma Zazio - Itália (Erasmus)).

Emanuel Silva, porta-voz do grupo, realizador e escritor do guião, sente-se orgulhoso pelo trabalho desenvolvido, para o qual confluíram diversas perspetivas e experiências.

O trabalhador-estudante, que desenvolve atividade como técnico de informática, embora sublinhe que o futuro dependa do desfecho do curso de mestrado que ainda frequenta, coloca a hipótese de vir a inscrever-se num curso de doutoramento relacionado com a construção de narrativas para o audiovisual.

“Um dia na vida de…” foi pensado como uma websérie. Foi produzido “Um dia na vida… do mestre Ricardo”, sobre a vida de um pescador, e, mais recentemente, “Um dia na vida… do pastor Boaventura”. Chegou também a ser contactado um padre para outro episódio que ainda não foi produzido.

Festivais onde o filme foi exibido/Premiado.

- 06/05/2015 - Estreia - Made in Deca 2015 (Universidade de Aveiro) Melhor Documentário/Web-série / Menção Honrosa Melhor Filme

- 20/11/2015 - Prémios Sophia Estudante 2015 - Seleção Oficial e 2º classificado na categoria de documentário

- 22/03/2016 - Exibição e abertura para o filme "Deus existe e mora em Bruxelas" de Jaco Van Dormael (Teatro Aveirense)

- 02/06/2016 - Exibição e abertura para o filme "Deus existe e mora em Bruxelas" de Jaco Van Dormael (Cine-Teatro de Estarreja)

- 13,14 e 15/06/2016 - XVI Encontros de Cinema de Viana do Castelo - Seleção Oficial "Prémio Primeiro Olhar"

- 29/07/2016 - 20º Avanca Cinema Film Festival - Seleção "Panorama do Cinema Português"

- Lisbon Film Festival - Seleção Oficial Secção "Portuguese Cinema Now"

- 17/08/2016 - 23ª Semana de Cinema de Chantada (Galiza) - Exibição e abertura para o filme "Wolf Totem" de Jean Jacques Annaud

- 08 a 11/09/2016 -  14º Arouca Film Festival - Selecção Oficial - Conquista de Menção honrosa

- 12/09/2016 - Seleção para a Bolsa EDP Manoel de Oliveira e classificação no 3º lugar

- 28/09/16 a 02/10/16 - 7º CurtaFestival Vista Curta - Festival de Curtas de Viseu - Seleção Oficial - Categoria de Documentário.

- 08 a 15/10/2016 - 22º CineEco — Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela - Competição Lusofonia _ Curtas

imprimir
tags
outras notícias