conteúdos
links
tags
Campus
Livro sobre fotógrafo Gérald Bloncourt apresentado a 21 de setembro
UA recebe colóquio, exposição e apresentação de livro sobre migrações
Gérald Bloncourt fotografou os emigrantes portugueses em França
Cerca de 100 investigadores oriundos de Portugal, Brasil, Espanha, França, Bélgica, Itália, Polónia, Marrocos e Irão, vão paricipar no colóquio “Exodus: migrações e fronteiras”, na antiga Reitoria da Universidade de Aveiro (UA), de 21 a 23 de setembro deste ano. O primeiro dia de trabalhos encerra com a inauguração de uma exposição com fotos de Gérald Bloncourt, a apresentação de um livro, e conta com a participação do secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.

Esta reunião científica enquadra-se na linha de investigação iniciada em 2010, no âmbito da temática “Teografias: literatura e religião”, de reconhecido interesse para Portugal, e que deu origem a quatro congressos internacionais e respetivas publicações: “Sentimento religioso e cosmovisão literária” (2011); “Gramáticas da criação: “Adão, Eva e outros mitos” (2012); “Metamorfoses da Santidade” (2013); e Caim e Abel: família e conflito (2015).

Visa-se, assim, dar continuidade, reforçar, promover esta investigação em áreas multidisciplinares, compreendendo a literatura, a cultura, a linguística e a tradução, bem como as suas relações com outros domínios científicos, literários, artísticos e culturais.

Os investigadores vão apresentar, em sete sessões plenárias e 20 sessões simultâneas, comunicações variadas nas áreas dos estudos religiosos, dos estudos literários e culturais e ainda das ciências da linguagem e da tradução, fomentando espaços de diálogo e de interação científica.

Para mais informações, ver em http://blogs.ua.pt/exodus.

Exposição e apresentação do livro sobre Gérald Bloncourt

O livro “Gérald Bloncourt - O olhar de compromisso com os filhos dos Grandes Descobridores”, de Daniel Bastos e Paulo Teixeira, é apresentado a 21 de setembro, pelas 17h00, no Auditório Hélder Castanheira (Livraria da UA).

O livro é prefaciado por Eduardo Lourenço e contém fotos de Bloncourt sobre a vida dos filhos dos grandes descobridores, algumas delas patentes na exposição.

A exposição de fotografia "Pour une vie meilleure", de Gérald Bloncourt, recentemente condecorado pelo Presidente da República Portuguesa, estará patente na Galeria da Livraria da UA, de 21 de setembro a 7 de outubro. A inauguração decorre após a apresentação do livro, numa sessão que será encerrada pelo secretário de Estado das Comunidades Portugueses. O governante falará das políticas em curso para as comunidades portuguesas no estrangeiro.

Flashes impressivos sobre vida nos bidonvilles de Paris

Cruzando o seu destino com o de muitos portugueses emigrados na capital francesa, o pintor, poeta e fotojornalista haitiano, Gérald Bloncourt, que se refugiara em Paris, em meados do século passado, cedo se interessou pela vida destes “filhos dos grandes descobridores”. Com a sua objetiva fotográfica, captou momentos marcantes dos trilhos percorridos “a salto” pelos emigrantes até à capital francesa, passando pelos Pirinéus e por Hendaye até chegarem a Austerlitz, e registou, em flashes impressivos, a sua vida miserável nos bidonvilles de Champigny e de Aubervilliers, a sua dura labuta diária, sobretudo, na construção civil, em contraponto com o dia-a-dia dos seus compatriotas no Portugal cinzento dos anos sessenta (Lisboa, Porto, Chaves…), um país essencialmente agrícola que vivia isolado e a um ritmo bem diferente da Europa além-Pirenéus. Emblemáticas desta sua visão comprometida são também as fotos da revolução dos cravos, que pôs fim a uma longa ditadura de 48 anos e restituiu a liberdade e a esperança a um povo amordaçado cá e desenraizado lá.

Este núcleo do espólio fotográfico de Bloncourt foi doado ao Museu das Comunidades e das Migrações de Fafe. Deste Museu, vieram 39 fotografias ilustrativas de três momentos da diáspora portuguesa, para exposição durante o colóquio:

a) o salto dos emigrantes em direção a França;

b) a vida dos emigrantes portugueses em Paris;

c) a aurora da liberdade em Portugal. 

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias