conteúdos
links
tags
Conferências
Encontro internacional Seagriculture discute cultivo de algas
Conferência debate em Aveiro uma espécie de agricultura marinha
Conferência em Aveiro discute produção de algas marinhas
Num momento em que se anunciam novas medidas de apoio à aquicultura e começam a surgir empresas que se dedicam a uma espécie de agricultura aquática, sobretudo ao cultivo de macroalgas, um encontro internacional em Aveiro discute este tipo de aquicultura. Empresas e investigadores, portugueses e estrangeiros, juntam-se no Seagriculture – 5º International Seaweed Conference, a 27 e 28 de setembro, no Hotel Meliá. A Universidade de Aveiro (UA) é o parceiro local do evento.

No Seagriculture participam investigadores da UA ou parceiros da UA em vários projetos, como á o caso da AlgaPlus, empresa instalada na região e também ela parceira do encontro. A empresa produz macroalgas em regime de aquicultura multitrófica integrada, conhecido internacionalmente pela sigla IMTA, ou seja, um regime de produção de mais de uma espécie, que procura o aproveitamento de todos os recursos, o equilíbrio e a sutentabilidade. Neste caso, a AlgaPlus produz macroalgas, usando a água com nutrientes que resulta de uma outra exploração aquícola produtora de robalos, obtendo-se, no final dos dois ciclos produtivos, água ainda mais limpa.

No encontro vão participar ainda investigadores das universidades de Coimbra, Porto e Minho, para além da UA. Os grandes temas para discussão já estão definidos: Biologia das algas marinhas, legislação e certificação, economia e cultivo de algas marinhas, a tecnologia na base do cultivo de algas marinhas, cultivo de algas marinhas para produtos de alto valor acrescentado.

Assim, dias 27 e 28 de setembro, são esperades na UA entre 100 a 150 investigadores, técnicos e responsáveis de organismos públicos, ou representantes de empresas com alguma ligação ou interesse por esta área da aquicultura.

Mais informações: http://seagriculture.eu/

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias