conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas até 23 de setembro
Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do projeto: Sustentabilidade de sistemas geotérmicos superficiais. Estudos aplicados a climas do sul da Europa, PTDC/ECM-GEO/0728/2014
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do projeto: Sustentabilidade de sistemas geotérmicos superficiais. Estudos aplicados a climas do sul da Europa, PTDC/ECM-GEO/0728/2014, com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES.

Área Científica: Engenharia Civil

Requisitos de admissão: Os candidatos devem ser detentores do grau de doutor em Engenharia Civil e devem possuir experiência nas seguintes áreas temáticas associadas aos objetivos do projeto:

  1. Simulação térmica em regime dinâmico de edifícios com o software EnergyPlus;
  2. Avaliação do balanço térmico anual em edifícios incluindo fontes de energia renováveis como sistemas geotérmicos superficiais;
  3. Desenvolvimento de estudos de otimização térmica com algoritmos evolutivos;
  4. Conhecimentos de técnicas e de equipamentos de monitorização térmica de edifícios;

Plano de trabalhos: Este projeto pretende avaliar de forma integrada todas as componentes envolvidas em edifícios dotados de um sistema de climatização geotérmico superficial e reproduzir o seu comportamento térmico global. O estudo a conduzir deverá envolver a caracterização do sistema primário e o do sistema secundário de edifícios e modelação do seu comportamento em operação.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor Doutor José Claudino de Pinho Cardoso.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 12 (doze meses), com início previsto em 1 de outubro de 2016, eventualmente renovável até ao limite do prazo de execução do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1495 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular e entrevista para os três candidatos melhor classificados, que incluirá uma apresentação sucinta (10 min) sobre a sua experiência nas temáticas expressas nos requisitos de admissão. Para os candidatos selecionados para a entrevista, a avaliação final envolve uma valoração de 50% para a avaliação curricular e de 50% para a entrevista e apresentação.

O júri poderá não atribuir a bolsa se o perfil e os resultados da avaliação dos candidatos não alcançarem os objetivos requeridos.

Composição do Júri de Seleção: Presidente: Prof. Doutor José Claudino de Pinho Cardoso, Prof. Associado do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro e pelos Vogais: Professora Doutora Maria Fernanda da Silva Rodrigues, e Professor Doutor Joaquim Miguel Gonçalves Macedo, ambos Professores Auxiliares do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 12 a 23 de setembro de 2016.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Formulário de candidatura, disponível no sítio da Área de Recursos Humanos (em http://www.ua.pt/drh/) em Bolseiros/Modelo de Candidatura; uma carta de motivação; curriculum vitae, datado, assinado e com indicação do endereço eletrónico para o qual deverão ser entregues as notificações do processo de seleção; fotocópia do Bilhete de Identidade; certificado de habilitações; outros elementos de interesse para o processo.

No caso de o candidato não conseguir obter o documento oficial comprovativo das habilitações académicas até ao termo do prazo de candidatura, pode substituí-lo por uma declaração da sua responsabilidade, relativamente ao respetivo conteúdo, mantendo-se a obrigação de o entregar até à data da assinatura do contrato.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente durante o horário de expediente na morada a seguir indicada, ou remetidas por correio para o Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, A/C de Drª Celme Tavares.

Universidade de Aveiro, 12 de setembro de 2016

 

imprimir
tags
outras notícias