conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Dia 12 de setembro
Workshop: Madeira na construção: eficiência, sustentabilidade e aplicações
No dia 12 de setembro,a UNAVE promove o primeiro de um conjunto de workhops, a realizar no domínio dos materiais de origem florestal, numa organização conjunta SPM/UA/ISA, "Madeira na construção: eficiência, sustentabilidade e aplicações". Inscreva-se.

Madeira na construção: eficiência, sustentabilidade e aplicações

Fundamentação

Este é o primeiro de um conjunto de workhops a realizar no domínio dos materiais de origem florestal, numa organização conjunta SPM/UA/ISA.Nesta primeira edição, o material a considerar é a madeira e a sua aplicação na construção civil. Irão ser abordados temas como a eficiência e a sustentabilidade no uso deste material.Será apresentado o estado da arte das aplicações da madeira e seus derivadosno domínio da construção. Temas relacionados com o mercado destes produtos,a eficiência energética, aspetos ambientais e o design associado serão também centrais. Os palestrantes são especialistas de referência em cada um dos domínios.

Objetivos gerais

No final, os participantes ficarão com uma visão abrangente do uso da madeira na construção, perspetivando o futuro neste domínio.

Destinatários

Engenheiros, arquitetos, investigadores, professores e estudantes de cursos superiores nas áreas relacionadas, técnicos de empresas ligadas à produção de produtos de madeira e seus derivados para a construção, de empresas de projeto e construção, bem como especialistas no domínio da sustentabilidade e da eficiência energética.

Conteúdos programáticos

Sistemas e produtos de madeira Mecanismos de suporte ao seu desenvolvimento e fiabilidadeA madeira como material de construçãoDurabilidade QuímicaDurabilidade BióticaEficiência energética dos edifíciosDesign em madeiraGreen building (sequestro de carbono)Compósitos de madeira: estado atual e potenciais novos produtos Aglomerados de fibras e de partículas em construção

Coordenação

A coordenação técnico-pedagógica é da responsabilidade do Prof.o Paulo Cachim do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, do Dr. Luís Gil da Divisão de Estudos Investigação e Renováveis da DGEG e da Dr.ª Sofia Knapic do Centro de Estudos Florestais, Instituto Superior de Agronomia.

Ana Velosa

Professora associada no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro. Doutorou-se em Engenharia Civil na Universidade de Aveiro em 2006 com uma tese no âmbito da caracterização e desenvolvimento de materiais para a reabilitação do património edificado. Leciona disciplinas da área da Física e Tecnologia de Edifícios e da Conservação e Reabilitação da Construção do plano curricular de Engenharia Civil. Participa na RILEM TC – Specifications for non-structural grouting of historic masonries and architectural surfaces.

Dmitry Victorovitch Evtyugin

(Evtuguin) Licenciado em Engenharia e Tecnologia Química, especialidade Processamento Químico da Madeira, pela Leningrad Forest Technical Academy (LFTA), URSS (1985). Doutoramento (Candidate of Chemical Science or PhD) em Química (Química da Madeira) pela LFTA, URSS, (1988). Professor associado do Departamento de Química da UA desde 2001. Participou na formação de uma equipa de investigação na área de Química e Tecnologia de Materiais Agro-Florestais da UA. Coordenador da Plataforma Florestal da UA.

Helena Pereira

Professora catedrática do Instituto Superior de Agronomia, da Universidade de Lisboa, onde é presidente do Conselho Científico. É coordenadora do Centro de Estudos Florestais, onde desenvolve a sua investigação principalmente nas áreas científicas dos produtos florestais lenhosos e não lenhosos, da influência das alterações climáticas e da silvicultura com a qualidade da madeira, da utilização integral de recursos, biomassa e biorefinarias. O sobreiro e a cortiça são área específica da sua competência.

Isabel Pinto-Seppä

Conhecimentos no domínio de ICT (tecnologias de informação e comunicação) aplicadas a “Built Environment”, à eficiência do uso energético em edifícios, a cidades inteligentes e materiais e edifícios eco-eficientes. Experiência de mais de 18 anos em projetos de IDT internacionais no âmbito das ICT para “Built Environment” e materiais e produtos de base florestal, como investigadora (REEB, IREEN), na gestão de projetos (ManuBUILD, MEEFS, Fórum ICT4E2B) e como coordenadora de projetos (EEPOS, EEBERS). Coordenadora no VTT do portfolio de propostas e programa de gestão EC nos domínios de edifícios energeticamente eficientes, energia, cidades inteligentes, e materiais e indústria inteligente.

José Leite

Licenciado em arquitectura pela ESBAP (1982) e especializado em Design Industrial pelo IPP/ESAD (1993), desenvolvendo actividade profissional desde 1982.Sócio gerente da empresa LISLEI – arquitectura e design, Lda. fundada em 1992.Professor Auxiliar Convidado na Universidade de Aveiro – Cadeiras de Projecto e Gestão em Design desde 2014.

José Saporiti Machado

Doutor em Engenharia Florestal pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA/UL) em 2001, investigador auxiliar do Laboratório Nacional de Engenharia (LNEC), onde trabalha desde 1989 na área da utilização da madeira na construção. Participou em diversos projetos de investigação e inovação relativos à avaliação do estado de conservação e segurança de estruturas de madeira, ao desenvolvimento de métodos de ensaio não destrutivos, à caracterização e modelação do comportamento mecânico de elementos de madeira maciça ou produtos técnicos de madeira e ao desenvolvimento de novos produtos ou processos de produção. Vogal da Comissão Técnica de normalização CT 14 – Madeiras do Instituto Português da Qualidade. Vice-Presidente do Centro de Inovação e Competências da Floresta (SerQ), Associação.

Lina Nunes

Investigadora auxiliar do Departamento de Estruturas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), investigadora associada do Azorean Biodiversity Group / Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes, Universidade dos Açores e professora convidada da Escola Superior de Artes Decorativas (ESAD) da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (FRESS). Licenciou-se em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1987 e doutorou-se em Tecnologia de Madeiras pelo Imperial College (London) em 1997.

Paulo Cachim

Licenciado em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde realizou o Mestrado em Estruturas e o Doutoramento em Engenharia Civil. É professor associado com agregação do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro ondeé diretor do Programa Doutoral em Engenharia Civil e coordenador da Unida- de de Investigação RISCO. Leciona disciplinas na área das estruturas e desenvolve investigação na área dos materiais estruturais, designadamente em madeira e betão. É membro Sénior e Especialista em Estruturas pela Ordem dos Engenheiros.

Sofia Knapic

Doutora em Engenharia Florestal pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA/UL) em 2011, Investigadora no Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia, onde trabalha desde 2002. Desenvolve a sua investigação na área da tecnologia dos produtos florestais incidindo particularmente no desenvolvimento de novos produtos com madeira e aglomerado de cortiça.

Informações aqui.

Para mais informações contactar: Dulce Alegria

dulce.alegrira@ua.pt 

tlf.: 234 370 833

fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

unave.formacao@ua.pt

imprimir
tags
outras notícias