conteúdos
links
tags
Campus
Primeiro lugar no Desafio Científico e 3º em provas de futebol robótico
Equipas da Universidade de Aveiro com boa prestação no RoboCup 2016
UA teve boa prestação no RoboCup 2016
A equipa CAMBADA, da Universidade de Aveiro (UA), obteve o 3º lugar na Liga dos Robôs Médios de Futebol Robótico (MSL) e a equipa FC Portugal, em que a UA participa, alcançou o 3º lugar da Liga de Simulação 3D (Sim3D), competições principais Campeonato Mundial de Futebol Robótico (RoboCup 2016) que decorreu de 28 de junho a 4 de julho em Leipzig, Alemanha. Há ainda a destacar o 1º lugar da equipa CAMBADA no Scientific Challenge da MSL e o 2º lugar da equipa FC Portugal no Scientific Challenge da Sim3D.

O RoboCup divide-se em várias ligas de Futebol Robótico: Robôs Médios, Robôs Pequenos, Simulação (3D e 2D) e Humanoides. A UA esteve representada através da equipa CAMBADA (Liga dos Robôs Médios – MSL) e da equipa FC Portugal (Liga de Simulação 3D – Sim3D), neste último caso em associação com as Universidades do Minho e do Porto. Os resultados da participação da UA são muito bons, considera Nuno Lau, coordenador do Grupo Robótica Inteligente e Sistemas, do Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática (IEETA) da UA.

O coordenador do Grupo da UA explica que a equipa de futebol robótico da liga dos robôs médios (MSL), CAMBADA, projeto da UA, conseguiu o terceiro lugar da competição, após “o torneio mais competitivo, interessante e emotivo na historia desta liga, onde grupos de investigação de seis países (Portugal, Holanda, China, Alemanha, Irão e Japão) apresentaram robôs completamente autónomos, com evoluções de grande qualidade técnica e científica que permitiram, ao público presente e a todos os que assistiram aos jogos via web, reconhecer semelhanças entre o jogo robótico e um verdadeiro jogo de futebol”. “O resultado obtido mostra que a UA está na vanguarda da área de investigação em robótica móvel autónoma multi-agente”, salienta Nuno Lau.

“Este ano apresentaram-se na competição equipas de grande qualidade o que foi demonstrado através de jogos com muita tática e interesse”, comenta ainda o investigador e coordenador do Grupo. “A equipa CAMBADA qualificou-se com facilidade para as meias-finais, onde defrontou a equipa Water (China, campeões mundiais em 2015). O jogo foi extremamente disputado, tendo o resultado final sido CAMBADA 1 – Water 2. No jogo para o terceiro lugar a equipa CAMBADA venceu contundentemente a equipa NuBot (China) por 5-0”. O podium da  MSL foi constituído pelas seguintes equipas: 1º Tech United (Holanda), 2º Water (China), 3º CAMBADA (Portugal).

A equipa FC Portugal (projeto conjunto das universidades de Aveiro, Porto, e Minho) alcançou o 3º lugar na liga Simulação 3D. Esta equipa usa as competições de futebol robótico do RoboCup para desenvolver investigação em Coordenação de Equipas de Robôs e na aplicação de técnicas de Aprendizagem Automática e Optimização para o desenvolvimento de comportamentos humanoides. Depois de uma fase de grupos muito disputada em que participaram equipas de seis países (Portugal, EUA, Japão, Brasil, Alemanha e China), a equipa FC Portugal perdeu as meias-finais para a equipa FUT-K (Japão). No Jogo para o terceiro lugar venceu a equipa BahiaRT (Brasil) por 1-0. O podium da  Sim3D  é constituído pelas seguintes equipas: 1º UT AustinVilla (EUA), 2º FUT-K (Japão), 3º FC Portugal (Portugal).

Resultados da liga MSL em: http://www.robocup2016.org/en/schedule-results/robocup-soccer/middle-size/ alguns videos e fotos em: http://www.techunited.nl/nl/robocup2016

Resultados da Liga de Simulação 3D em: http://www.robocup2016.org/en/schedule-results/results/robocup-soccer/simulation-3d/ ou http://wiki.robocup.org/wiki/Soccer_Simulation_League/RoboCup2016 ver os jogos em: http://chaosscripting.net/demo/play.php?path=/3DSim/RoboCup/2016

imprimir
tags
outras notícias