conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Dias 8, 15 e 22 de novembro de 2016
Análise Quantitativa de Dados com o SPSS: estatística descritiva e estatística inferencial
A UNAVE promove, em regime presencial, nos dias 8, 15 e 22 de novembro de 2016 a ação de formação "Análise quantitativa de dados com o SPSS: estatística descritiva e estatística inferencial". As inscrições estão abertas.

Análise quantitativa de dados com o SPSS: estatística descritiva e estatística inferencial

Fundamentação

A complexificação das abordagens quantitativas na sua vertente de volume de dados recolhidos e de possibilidades estatísticas de análise, torna essencial o domínio de ferramentas informáticas que auxiliem esse trabalho. O desenvolvimento nas últimas décadas de software de apoio à estatística e de procedimentos cada vez mais complexos justifica a importância dos investigadores dominarem os primeiros passos de criação de base de dados e transformação da mesma de modo a criarem bases para as suas investigações, cuja flexibilidade possibilite uma análise acurada dos dados em função dos seus objetivos. Neste sentido, o SPSS (Statistical Package for Social Sciences) tem-se imposto como uma ferramenta de ampla utilização que permite a transferência para outras aplicações complementares aos processos de análise. É assim inevitável o conhecimento de instrumentos de apoio à decisão estatística que abram o campo de possibilidades de análise e testagem de hipóteses, assim como a compreensão descritiva das variáveis e as possibilidades de análise inferencial que estas nos colocam.

Objetivos

No final do curso de formação, os participantes deverão ser capazes de:– dominar as técnicas de construção de base de dados em SPSS, com foco particular no tratamento de dados de questionários;– aprofundar os conhecimentos de estatística descritiva e inferencial;– aprofundar os conhecimentos de decisão estatística com recurso a árvores de decisão estatística;– aplicar diferentes técnicas estatísticas com recurso ao SPSS;– compreender os outputs disponibilizados pelo programa para cada técnica estatística estudada.

Destinatários

Investigadores, docentes e profissionais interessados na análise quantitativa de dados.

Coordenação e equipa de formadores

A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade do Luís Miguel Domingues Fernandes Ferreira, Professor Auxiliar no Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro.A formadora é a Mestre Cláudia Figueiredo membro da equipa de investigação da sublinha de investigação do Laboratório para a Qualidade Educativa do Ensino Superior (LAQE-ES), do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) do Departamento de Educação.

Inscrições e informação mais detalhada aqui.

Para esclarecimento de dúvidas, é favor contactar Sandra da Mota Veiga, através do endereço eletrónico sandra.mota.veiga@ua.pt ou do telefone 234 370 833.

imprimir
tags
outras notícias