conteúdos
links
tags
Campus
Expectativas no Mundial de Robótica acompanham Europeu de Futebol
UA com expectativas reforçadas no Mundial de Robótica
Cambada vai estar no RoboCup 2016, em Leipzig
O grupo Robótica Inteligente e Sistemas, do Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática (IEETA), Universidade de Aveiro (UA), onde se inclui a equipa de futebol robótico CAMBADA, está no campeonato do mundo de robótica em Leipzig. Para além da CAMBADA, a competir na liga de futebol com robôs médios, a UA participa na Simulação 3D, com a equipa FC Portugal e na FCP_GPR que envolve Brasil e Portugal. As expectativas são elevadas após a vitória da CAMBADA sobre o Tech United no Festival Nacional de Robótica.

A vitória da CAMBADA, na liga de futebol para robôs médios, sobre os  campeões europeus e vice-campeões do mundo, Tech-United Eindhoven, no 16º Festival Nacional de Robótica, em maio passado, elevou as expectativas da UA e do seu grupo de robótica. Neste RoboCup 2016, que decorre em Leipzig, de 30 de junho a 4 de julho, as equipas com maiores ambições, nesta liga, para além da CAMBADA, são a Water (China) e, ainda, a Tech-United (Holanda).

Há várias novidades na CAMBADA, nomeadamente, capacidade melhorada de receber passes, o novo modelo de coordenação, um guarda-redes com novas capacidade de percepção da bola em 3D e também de se "esticar" para defender bolas mais difíceis, entre outras. “As espectativas de vitória são razoáveis”, considera Nuno Lau, coordenador do grupo de robótica da UA: “Ficar em melhor posição do que os Tech United no RoboCup 2016 implica, provavelmente, ficar em 1º ou 2º lugar!”. Resta esperar que a genialidade dos “Ronaldos”, “Queresmas” e “Nanis” robóticos faça a diferença.

Para além da CAMBADA, na liga de futebol de robôs médios, a UA participa ainda na “FC Portugal”, de futebol simulado 3D, com as unversidades  do Porto e Minho e ainda na FCP_GPR, uma equipa que resulta de uma parceria entre universidades portuguesas e brasileiras: universidades de Aveiro, Porto, Minho e Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A FCP_GPR compete na liga Simulação 2D.

No Festival Nacional de Robótica, em maio passado, a a equipa FC Portugal também ficou em 1º lugar na liga de simulação 3D. Nesta competição, o grupo das equipas mais fortes inclui a UT AustinVilla (EUA) e FUT-K (Japão), para além da FC Portugal. Neste caso, entre as novidades na equipa em que participa a UA incluem-se novos comportamentos de humanóides que permitem um jogo muito mais cooperativo. “No RoboCup 2016, a competição é forte, mas estamos a trabalhar para a vitória.”, garante Nuno Lau.

Mais informações: http://www.robocup2016.org/en/

Imagem: Ellie, a robot from Aldebaran, is in the Red Bull Arena. The arena is home to the second soccer league club RB Leipzig (Leipziger Messe GmbH)

imprimir
tags
outras notícias