conteúdos
links
tags
Conferências
Decorreu no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro a primeira edição do “Fórum Educação em Engenharia”
A Educação em Engenharia em Portugal discute-se na Universidade de Aveiro
Departamento de Engenharia Mecânica recebeu o FEE2016
No passado dia 22 de Junho decorreu no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro o “Fórum Educação em Engenharia: Passado, presente e futuro” (FEE2016). Um dos objectivos do evento foi o pensar e discutir o ensino da engenharia de forma integradora e coerente, apontando linhas orientadoras para o futuro. Nesse sentido, foi assumido desde o início como essencial dar voz a representantes de diferentes sectores da Sociedade diretamente envolvidos nessa temática. Com esse pressuposto, procurou-se aprender com o passado, entender o presente e definir – em sentido de compromisso e de missão – o futuro, motivando os intervenientes para o agir no ensino de/em/para Engenharia.

Conseguiu-se assim que o Fórum Educação em Engenharia fosse uma experiência viva de debate e de troca de ideias, um catalisador para a transformação do ensino de/em/para Engenharia e, sobretudo, para a capitalização do seu recurso mais valioso: os Estudantes, futuros profissionais para a inovação e competitividade de uma Comunidade e Sociedade integradoras. O Fórum contou com mais de 100 participantes, de diferentes locais do país e sectores de atividade, tendo sido estruturado em torno de 4 mesas redondas de debate, entre os 25 oradores convidados e a audiência. Em paralelo, dinamizaram-se 4 desafios que deram voz às percepções, visões e opiniões de todos os presentes, e que enriqueceram as discussões.

A acrescer à adesão por parte dos docentes e estudantes de diversos departamentos da Universidade de Aveiro, o Fórum Educação em Engenharia contou com a presença de representantes de diversas Instituições de Ensino Superior Politécnico e Universitário, de empresas e de associações da sociedade civil diretamente relacionadas com a temática da educação de/em/para Engenharia. O debate foi aberto e pleno de elementos relevantes na avaliação do futuro da engenharia em Portugal, constituindo efetivamente um fórum dinâmico e inclusivo.

Partilharam-se assuntos essenciais na temática, percorrendo dimensões tão variadas como o papel dos Estudantes, dos Docentes e das Empresas, os modelos de Gestão, as diferentes Infra-estruturas e demais Stakeholders, e as metodologias de ensino e aprendizagem. Com muita informação e profundidade de resultados para refletir e processar, ficou a mensagem de que há muito trabalho para fazer, mas, em simultâneo e mais importante, vontade e compromisso para evoluir. O programa completo do evento, bem como a lista dos oradores convidado, pode ser consultado em http://see.web.ua.pt/index.php/what/events/fee16/.

O FEE2016 foi organizado por um grupo de docentes da Universidade de Aveiro, envolvidos e interessados em pensar, aprender e implementar novas abordagens no ensino de/em/para engenharia e, sobretudo, a humildade de quererem ser melhores no desempenho da sua profissão. O SEE Working Group é um grupo de trabalho do Departamento de Engenharia Mecânica da UA, focado em promover a discussão e ações em temáticas relacionadas com o ensino e a aprendizagem em engenharia. Com a organização do Fórum FEE2016, o grupo conseguiu atingir um elevado impacto e uma maior sensibilização para a temática (sempre premente) da excelência no Ensino (em particular, de Engenharia), excelência essa que – em essência – é a missão da própria Universidade de Aveiro. Dada a relevância da temática, a iniciativa teve a chancela da Comissão Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), através da plataforma HEInnovate para o empreendedorismo e inovação das instituições de ensino superior.

imprimir enviar a um amigo
tags
outras notícias