conteúdos
links
tags
Campus
Dia 29 de junho, no Auditório Mestre Hélder Castanheira
Lançamento do livro: "Fernão de Oliveira" de Monsenhor João Gaspar
Monsenhor João Gaspar
O livro “Fernão de Oliveira, humanista notável”, de monsenhor João Gonçalves Gaspar, vai ser apresentado no dia 29 de junho, pelas 16h30, no Auditório Mestre Hélder Castanheira da Livraria da Universidade de Aveiro. A apresentação do livro estará a cargo do Professor Jorge Arroteia.

O livro

A obra aborda a vida, as aventuras e os feitos de Fernão de Oliveira (c. 1507- c. 1582), o aveirense que escreveu a primeira “gramática da linguagem portuguesa” e um livro sobre arte náutica que é “o primeiro tratado enciclopédico a nível mundial sobre matérias referentes à marinharia, à navegação, à guerra naval, e à construção de embarcações”, como escreve monsenhor João Gaspar na página 103.

“Humanista notável”, Fernão de Oliveira – ou Fernando Oliveira – foi “sacerdote dominicano, clérigo secular, humanista, filólogo, nautógrafo, cartógrafo, historiador, professor, patriota, diplomata, viajante, marinheiro, piloto, soldado, perseguido [pela Inquisição] e sobretudo um grande aventureiro” (pág. 15).

Publicado pela Tempo Novo (editora da Diocese de Aveiro), com prefácio de Carlos Morais, Professor do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, “Fernão de Oliveira, humanista notável” tem 164 páginas e está à venda por 10 euros.

 

O autor

João Gonçalves Gaspar nasceu em Eixo, Aveiro, no dia 24 de dezembro de 1929. Foi ordenado padre em 1954, tendo acompanhado, desde então, os bispos de Aveiro, ora como secretário, ora como vigário geral. Desde 1988 tem o título de monsenhor, conferido por João Paulo II. E desde 1996 é académico correspondente da Academia Portuguesa de História.

Entre as suas principais publicações estão os títulos: “A Diocese de Aveiro – Subsídios para a sua História”, 1964 (1.ª edição) e 2014 (2.ª ed.); “A Princesa Santa Joana e a sua época”, 1981 (1.ª ed.), 1988 (2.ª ed), 2012 (3.ª ed.); “Aveiro na história”, 1997, “Guerra Peninsular – Invasões Francesas”, 2009, “Pio XII – Defensor do Homem”, 2011; “Encontros e Encantos, Bispos na vida e na memória da Princesa Santa Joana”, 2015.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias