conteúdos
links
tags
Entrevistas
Estudantes internacionais, Iça Barri
Estudante da Guiné Bissau destaca vanguarda e excelência da UA em diferentes áreas cientificas
Iça Barri
Mestre em Ciências do Mar e das Zonas Costeiras pela UA, Iça Barri, 39 anos, é natural da Guiné Bissau, onde estava a exercer o cargo de Coordenador Cientifico e Adjunto do Diretor Geral do Centro de Investigação Pesqueira Aplicada (CIPA), quando em 2012 voltou para Aveiro para, ao abrigo do Programa Ciência Global, financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), se doutorar em Biologia.

Sempre quis trabalhar com crustáceos, em particular nos domínios da biologia pesqueira, devendo-se a sua vinda para a UA aos contactos estabelecidos durante a licenciatura, que concluiu no Brasil, com a então coordenadora do Mestrado em Ciências do Mar das Zonas Costeiras. “Foi a Professora Filomena Martins que me proporcionou todos os apoios necessários para me poder deslocar do Rio de Janeiro para Aveiro e posteriormente me apresentou o Professor Henrique Queiroga, do Departamento de Biologia, com quem tenho trabalhado desde 2005”, explica Iça, sublinhando as sinergias criadas entre os diferentes Departamentos que compõem a UA e as condições desta Universidade para a formação dos estudantes “quer a nível das infraestruturas, habitação estudantil, bibliotecas e sobretudo a grande capacidade intelectual dos professores (Cientistas) que conseguem aliar a pesquisa com a docência”.

Com familiares e amigos a viver em Portugal, este futuro doutor não teve dificuldades em adaptar-se a uma cidade que o surpreendeu pelo “nível de organização, tranquilidade e hospitalidade”. Ao avaliar a sua experiência de formação na UA como muito positiva, é sem reservas que afirma recomendar esta Universidade “pela vanguarda e nível de excelência em diferentes áreas cientificas”. De resto, espera poder vir a fortalecer as relações de cooperação entre a UA e a Secretaria de Estado das Pescas e Economia Marítima, em particular com o Centro de Investigação Pesqueira Aplicada (CIPA), no reforço das capacidades e projetos em conjunto no domínio das ciências do mar.

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias