conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 14 de Julho
Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do projeto SELMA
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do projeto SELMA - Estudo dos mecanismos de auto-reparação associado a nanocontentores inteligentes, PTDC/QEQ-QFI/4719/2014, financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC (PIDDAC) ou cofinanciado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia I.P. (PIDDAC) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do COMPETE 2020-Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

Área Científica: Química

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a este concurso todos os detentores do grau de Doutor em Ciências ou Engenharias, com preferência pelas áreas de Química, Engenharia Química, Física, Ciência ou Engenharia dos Materiais.

Plano de trabalhos: O principal foco desta bolsa de investigação centra-se no estudo da interação de moléculas orgânicas inibidoras da corrosão química de substratos metálicos com hidróxidos duplos lamelares (LDHs) utilizando, preferencialmente, técnicas de modelação computacional baseadas em simulações de dinâmica molecular (MD) clássica. O bolseiro irá trabalhar nas tarefas T4 e T7 do projeto, em articulação com os colaboradores experimentais do projeto e de um outro bolseiro de pós-doutoramento a contratar pelo projeto, sendo os objetivos particulares a atingir os seguintes:

- Construção de modelos periódicos 3D dos materiais LDH, e do solvente e eletrólitos.

- Estudo MD da incorporação e estabilidade das moléculas inibidoras de corrosão no interior das galerias dos materiais LDH utilizando potenciais da literatura se possível (e.g. clayFF, OPLS, etc.).

- Estudo MD da libertação das moléculas inibidoras de corrosão. Cálculo de coeficientes de difusão.

- Construção de um modelo molecular que permita compreender e prever as propriedades de inibição de corrosão de compostos orgânicos.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (ww.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf), I. P. aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, de 25 de junho, alterado pelos Regulamentos nº 326/2013, de 27 de agosto de 2013, e Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015; e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICECO, Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Doutor José R. B. Gomes (CICECO, Universidade de Aveiro) e do Doutor João Tedim (CICECO, Universidade de Aveiro).

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de seis meses, com início previsto em Agosto de 2016, eventualmente renovável até a um período máximo de 30 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 1495, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de selecção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: i) avaliação curricular, ii) experiência prévia na área e iii) entrevista, com a valoração pontual de 8, 7 e 5, respetivamente. Só serão chamados a entrevista os candidatos que obtiverem classificação superior a 10 pontos no somatório da avaliação aos critérios i) e ii).

Composição do Júri de Selecção: Doutor José R. B. Gomes (Universidade de Aveiro, presidente do júri), Doutor João Tedim (Universidade de Aveiro), e Doutor Sérgio M. Santos (Universidade de Aveiro).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, e através de correio eletrónico (e-mail) enviado a todos os candidatos.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 1 de julho a 14 de julho de 2016.

Das candidaturas deverão constar os seguintes documentos:
- Formulário de candidatura, disponível no sítio da Divisão de Recursos Humanos, em http://www.ua.pt/drh/ReadObject.aspx?obj=5123, em Bolseiros/Modelo de Candidatura.
- Curriculum vitae (datado e assinado), indicando, se verificado, a experiência prévia em projetos de investigação.
- Cópia do(s) certificado(s) de habilitações (detalhados).
- Cópias dos trabalhos científicos publicados, acompanhadas de uma descrição da contribuição efetiva do(a) candidato(a) nesses trabalhos.
- Cópia do Bilhete de Identidade e/ou Cartão de Cidadão.
Cartas de referência serão consideradas mas não são obrigatórias.

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para “jrgomes (at) ua.pt”.

imprimir
tags
outras notícias