conteúdos
links
tags
Campus
Academia de Aveiro representada e convidada para o desafio
UA na Conferência i3: iGNITE. iNSPIRE. iNNOVATE – Facilitating change in Higher Education
Bárbara Gabriel apresentou estudo recentemente desenvolvido no Departamento de Engenharia Mecânica
Decorreu em Bruxelas nos dias 19 e 20 de maio o evento internacional i3: iGNITE. iNSPIRE. iNNOVATE, dinamizado pela Comissão Europeia (CE) e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e que debateu o presente e o futuro da Inovação e Empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior. Este desafio foi assumido em pleno pela Universidade de Aveiro através da presença de Bárbara Coelho Gabriel (TEMA, Departamento de Engenharia Mecânica) na equipa organizadora do evento e como colaboradora direta da Comissão Europeia e da OCDE.

Durante os dois dias do evento, baseado no HEInnovate (plataforma criada para refletir e discutir as Instituições de Ensino Superior enquanto entidades cruciais para a Inovação e Empreendedorismo), os participantes – Reitores, equipas Reitorais, representantes dos Ministérios do Ensino Superior e da Educação dos vários países Europeus, docentes do Ensino Superior e demais stakeholders - foram convidados para um debate interativo e inclusivo, partilhando das suas realidades. O objetivo foi desenvolver e discutir soluções potenciadoras das Academias do futuro, competitivas e alinhadas com os desafios do mercado Internacional e com uma maior sensibilização para a necessidade de (re)pensar o impacto real das Instituições de Ensino Superior, a nível local e global.

Em particular, Bárbara Gabriel promoveu a apresentação do caso de estudo recentemente desenvolvido no Departamento de Engenharia Mecânica, com a dinamização da plataforma HEInnovate junto dos alunos de mestrado integrado daquele Departamento. De notar que a Universidade de Aveiro já figurava como um “case study” a nível europeu no site do HEInnovate, a partir de um estudo anterior que envolveu investigadores e docentes do DEM. No evento em Bruxelas, a Reitoria da Universidade de Aveiro esteve representada pelo Vice-Reitor, Paulo Vila Real.

Sendo a Universidade de Aveiro um elemento-chave na inovação e competitividade Nacional e Internacional, é de salientar a relevância da sua presença no evento junto dos principais decisores Europeus nas áreas das Políticas Educativas, reforçando assim – e ao mais alto nível – o posicionamento da UA no domínio da “Excelência do (e no) Conhecimento”, um fator chave obrigatório para qualquer Instituição de Ensino Superior de referência.

Mais informações sobre o evento em https://ignite-inspire-innovate.teamwork.fr/

imprimir enviar a um amigo
tags
outras notícias