conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 17 de maio no Departamento de Educação e Psicologia
Conversas sobre comunicação 2016
Departamento de Educação e Psicologia
A convite do Deca, Nuno Miguel Leitão e Cristina Maria d’Ávila Teixeira estarão dia 17 de maio, no auditório C.3.27 do Departamento de Educação e Psicologia, para mais uma conversa sobre comunicação. Nuno Leitão, diretor pedagógico da cooperativa de educação e ensino "A Torre" apresentará, das 10h30 às 11h30, uma conversa intitulada "Quem é pequeno quer ser grande" e Cristina Ávila, Professora titular da Universidade do Estado da Bahia, conversará sobre a temática "Ludicidade na docência" entre as 11h30 e as 12h30 . A entrada é livre.

BIONOTA do Mestre Nuno Miguel Leitão

Nascido em Agosto de 1965.
Professor por acidente e atual diretor da Cooperativa de Ensino A Torre.
Vive os seus dias na escola com a fantástica sensação de 'dias tão cheios!'

BIONOTA -  Cristina Maria d’Ávila Teixeira  

CRISTINA MARIA D’ÁVILA TEIXEIRA (CRISTINA D’ÁVILA) é pós-doutora na área de Formação de professores pela Universidade de Montréal, Canadá (2006-2007). Atualmente em estágio posdoutoral na Universidade Paris-Descartes (Sorbonne) sob a supervisão do Dr. Michel Maffesoli. Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1998 – 2001), com estágio de estudos doutorais na Universidade de Montréal, Canadá: (1998 - 1999). Como atividade profissional, vem desenvolvendo seu exercício como docente universitária em cursos de graduação e pós-graduação voltados à formação de professores.

É professora titular de Didática e Prática de Ensino do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB - http://www.uneb.br/) desde 1987 (em atividade); é também Professora Associada III da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, desde 1992 (http://www.faced.ufba.br/ em atividade). Atualmente leciona no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA – Mestrado e Doutorado. Pesquisadora e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação e Ludicidade – GEPEL (PPGE/UFBA).

Como pesquisadora tem desenvolvido trabalhos na área de Didática, Ludicidade e pedagogia universitária, tendo coordenado várias pesquisas; é colaboradora do Grupo de Pesquisadores do CRIE da Universidade de Sherbrooke, Québec, Canadá; é também pesquisadora colaboradora do CRIFPE na Universidade de Montréal, Canadá. Atualmente desenvolve pesquisa na Universidade Federal da Bahia (UFBA), intitulado “Saberes pedagógicos e saber sensível na docência universitária: novos caminhos para a construção da profissionalidade docente” e "Caixa de brinquedos" em cooperação internacional com a Universidade Paris 13 (Sorbonne), pesquisa sob a supervisão geral do Dr. Gilles Brougère.

Tem oito livros publicados e mais de dez artigos publicados em periódicos científicos e revistas especializadas. Dentre os livros publicados, cita-se: Decifra-me ou te devorei: o que pode o professor frente ao livro didático? (EDUNEB/EDUFBA, 2008, 2a edição, 2013); Profissão docente: Novos Sentidos, Novas Perspectivas (2a edição. São Paulo: Papirus, 2010 (Em coautoria com Ilma Passos Alencastro Veiga); Didática e docência na educação superior (Em coautoria com Ilma Passos Alencastro Veiga, pela Ed. Papirus, 2012); Ser professor na contemporaneidade: desafios, inovação e protagonismo (Ed. CRV, Curitiba, 2009, 2a edição, 2013); recentemente publicou, Os dois amigos (EDUNEB, 2012) e Arthur, o pequeno filósofo (2016), Alma Feminina - poemas (Ed. Quarteto, 2014).

Cristina d’Ávila , além de professora, é também escritora e cantora.

 

 

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias