conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas ate 02 de Junho
Bolsa de Investigação para Mestres na área da Física
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto “CerWave-Demonstração do processo de cozedura de porcelana por gás-microondas” Podem candidatar-se os detentores de Mestrado em Física, Engenharia Física ou áreas afins. Dá-se preferência a pessoas com experiência na área de Eletromagnetismo.

Referência: BI-10/DF-ABRIL16 ( 8830/2016)

Área científica genérica: Physics

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto “CerWave-Demonstração do processo de cozedura de porcelana por gás-microondas”, projeto de investimento nº 006410, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  (FEDER) e através do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) do Portugal 2020, AAC nº 09/SI/2015 - “Projetos Demonstradores em Co-promoção” do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização nas seguintes condições:

Área Científica: Física

Requisitos de admissão: Mestrado em Física, Engenharia Física ou áreas afins.

Plano de trabalhos: Pretende-se especificamente que o candidato selecionado seja responsável pelas diversas tarefas diárias do projeto, onde estão incluídas as seguintes funções:
a) Pesquisa bibliográfica. Serão usadas bases de dados científicas para a recolha de informação sobre o estado atual do processamento de materiais usando radiação eletromagnética.

b) Simulação computacional de campos eletromagnéticos em cavidades. Nesta fase serão efetuadas simulações de campos no interior das cavidades, tendo em conta as propriedades elétricas dos materiais cerâmicos a processar.

c) Apoio na reestruturação de forno de microondas em unidade industrial.

d) Colaboração na organização de Jornada de divulgação dos resultados do projeto.

Legislação e regulamentação aplicável: Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio. Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica);

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Física da Universidade de Aveiro e na Porcelanas Costa Verde, Vagos, sob a orientação científica do Professor Doutor Luis Cadillon Costa.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em Julho de 2016, eventualmente renovável até ao limite do prazo de execução do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela Universidade de Aveiro. A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar será o da Avaliação Curricular, onde serão avaliados os conhecimentos abaixo mencionados, com a respetiva valoração de:
-    Nota de Mestrado (50%);
-    Experiência em projetos de índole industrial (20%);
-    Experiência na área de Eletromagnetismo (30%).

Se necessário, para comprovar o mérito dos candidatos, será realizada uma entrevista individual.

Reserva-se o direito de não admitir nenhum candidato se de entre os que se apresentem não houver quem satisfaça os requisitos pretendidos.

Composição do Júri de Seleção: O júri responsável pela seleção será constituído por Presidente: Doutor Luís Manuel Cadillon Martins Costa, Professor Associado com Agregação; Vogais efetivos: Doutor Manuel Almeida Valente, Professor Associado, Doutor Manuel Pedro Fernandes Graça, Investigador Auxiliar; Vogais suplentes: Doutor António Ferreira da Cunha, Professor Auxiliar.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada no endereço www.ua.pt/fis/bolsas sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 17 de maio a 02 de junho de 2016.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:
-   Curriculum Vitae, datado e assinado;
-    Cópia de documento comprovativo dos graus académicos;
-    Fotocópia do Bilhete de Identidade ou Passaporte/ Cartão de Cidadão;
-    Carta de motivação;
-    Uma carta de recomendação, com contacto do recomendante.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h15, na morada a seguir indicada, ou remetidas por correio registado para: ao conhecimento de Dra.  Marta Teixeira, Secretaria do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, 3810-193 Aveiro.

Universidade de Aveiro,  16 de maio de 2016

 

imprimir
tags
outras notícias