conteúdos
links
tags
Campus
Dia 29 de abril, no ISCA-UA
Apresentação do espólio de livros do Professor Domingos Cravo
Professor Domingos Cravo
Na sexta-feira, 29 de abril, pelas 15h30, é apresentada na biblioteca Domingos Cravo, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), a coleção de livros da biblioteca pessoal do Professor Domingos Cravo, docente no ISCA-UA, doada pela família à Universidade de Aveiro.

Domingos Cravo é indissociável do ISCA. Não fazia contas às horas e distâncias para ensinar, intervir, discutir e defender a instituição.

Só o ensino lhe tomava mais devoção. As suas aulas tinham as mesmas medidas de humor e rigor, de ética e técnica, de palavras e de números. Assertivo e acutilante, formou alunos para fazerem perguntas além de O que sai no exame?

Aberta estava a porta do seu gabinete com a sua presença de espírito. Abertas eram as suas perguntas com o seu espírito crítico. Formou alunos, homens e mulheres, mantendo viva a curiosidade, incentivando a pensar bem e pensar o Bem.

Resumia a sua forma de estar na vida com uma singularidade que lhe era muito particular:  "Prefiro ser criticado pelo que faço, do que ser ignorado por não fazer nada”.

Ao longo da sua vida académica, Domingos Cravo rodeou-se de inúmeros livros ligados à sua área de estudo e trabalho. Daí resultou uma valiosa coleção pessoal de obras de contabilidade, normalização contabilística, finanças, entre outras, e onde não faltam nomes como Luca Pacioli, António Lopes de Sá, Gonçalves da Silva, Martim Noel Monteiro e Rogério Fernandes Ferreira, verdadeiros mestres indispensáveis numa biblioteca de Ensino Superior, especializada nestas áreas.

A apresentação desta coleção doada à Universidade de Aveiro é o motivo desta sessão assim como o de reunir alunos, colegas, amigos e familiares e ouvir os testemunhos da convivência com Domingos Cravo.

 

Domingos Cravo nasceu a 10 de abril e licenciou-se em Auditoria Contabilística pelo ISCAA, com a média final de 17 valores.

Iniciou a sua atividade docente em 1974, tendo contribuído com o seu profissionalismo e as suas ideias inovadoras para a afirmação do ISCAA como escola de referência no contexto nacional. Foi ainda docente convidado em cursos de licenciatura, pós-graduação e mestrado em diversas escolas superiores do país. Além de docente (Professor Coordenador desde 1998), participou ativamente na gestão do ISCAA, tendo pertencido ao Conselho Diretivo, presidido durante vários anos ao Conselho Pedagógico e ao Conselho Científico. Já na atual estrutura da Universidade de Aveiro, foi membro do Conselho de Escola do ISCA-UA e do Conselho Científico da UA.

A sua intervenção na Comissão de Normalização Contabilística (CNC) começou em 1981, tendo sido, até julho de 2009, membro do Conselho Geral (em representação do ISCAA) e, desde 1991, membro da Comissão Executiva (em representação das instituições de ensino). Em finais de julho de 2009, tomou posse como Presidente da Comissão de Normalização Contabilística.

Foi, no âmbito da Presidência Portuguesa, presidente do Grupo de Trabalho da União Europeia que discutiu a primeira e segunda reformulações das IV e VII Diretivas de Direito das Sociedades e, posteriormente, foi representante nacional nos Grupos de Trabalho do Conselho Europeu que desenvolveram os estudos visando o estabelecimento do Regulamento para a adoção das Normas Internacionais de Contabilidade na União Europeia. Integrou ainda o Grupo de Trabalho que desenvolveu a proposta do Plano Oficial de Contabilidade para o Setor da Educação e presidiu à Comissão de Acompanhamento do processo de audição pública do Sistema de Normalização Contabilística.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias