conteúdos
links
tags
Divulgação de Ciência
No âmbito do Ano Internacional da Luz
Palestra com Carlos Herdeiro emitida em direto para Macau
Carlos Herdeiro
Para o próximo dia 19 de abril, às 8h30, está agendada uma palestra com Carlos Herdeiro que será emitida em direto para a Escola Portuguesa de Macau. Na palestra que tem como título "Ouvindo os sussuros do espaço-tempo", o investigador do Grupo de Gravitação do Departamento de Física da Universidade de Aveiro (UA), falará sobre a deteção de ondas gravitacionais. A iniciativa insere-se no projeto “Haja Luz nas Escolas”, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Luz.

No decorrer do projeto “Haja Luz nas Escolas”, investigadores disponibilizam-se para ir às escolas do País realizar palestras e/ou workshops sobre temas relacionados com a Luz e a Tecnologia baseada na Luz. Neste âmbito, a Escola Portuguesa de Macau solicitou o envolvimento de Macau neste projeto, através de uma palestra que irá então acontecer no dia 19 de abril, e que será emitida em direto para Macau, para 40 alunos do Ensino Secundário. A palestra será emitida diretamente a partir do auditório da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, onde estarão presentes 70 alunos da Escola Secundária Jaime Magalhães Lima, da Escola Secundária Homem Cristo e da Escola Secundária  Dr. João Carlos Celestino Gomes.

Este evento permite colocar em contacto direto alunos das escolas de Aveiro com alunos da Escola de Macau, surgindo oportunidades de questionamento e diálogo entre eles e com o palestrante convidado.

“Haja Luz nas Escolas”

“Haja Luz nas Escolas” é um projeto de âmbito nacional e conta com um programa especial de atividades, dedicado às Escolas, professores e alunos do Ensino Básico e Secundário. Este programa teve início em março de 2015 e decorrerá até ao final das comemorações do AIL.

O “Haja Luz nas Escolas” tem como principal objetivo envolver a comunidade escolar nacional nas comemorações do AIL e desta forma tornar clara a importância da Luz na sociedade e nas várias áreas do ensino formal. No âmbito deste projeto são dinamizados vários tipos de atividades de modo a promover, junto dos alunos, o conhecimento sobre a luz e as tecnologias baseadas em luz. Essas atividades consistem em palestras, workshops, oficinas, LIGHTtalks, formações para professores, manuseamento de Kits e visitas à Exposição itinerante de Hologramas “Janelas de Luz”.

 

"Ouvindo os sussuros do espaço-tempo"

No dia 11 de fevereiro de 2016 foi anunciada a deteção de ondas gravitacionais, provenientes de uma colisão de buracos negros que aconteceu há 1.3 mil milhões de anos. A deteção destas ondas, previstas por Albert Einstein há precisamente 100 anos, dá-nos acesso a uma nova camada da realidade, até agora inacessível. Num certo sentido, estávamos surdos e passamos a ouvir. Nesta palestra Carlos Herdeiro irá falar de uma previsão teórica controversa, de uma experiência impossível, de desenvolvimentos técnicos extraordinários e finalmente, da sinfonia e dos diálogos cósmicos que estão à espera de ser ouvidos e dos enigmas que poderão esclarecer/criar."

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias