conteúdos
links
tags
Conferências
Ciclo de Conferências em Etnomusicologia e Estudos em Performance
Conferência "[Música, Educação e Comunidade]: crónicas duma vida breve e morte (mal) anunciada"
Paulo Maria Rodrigues, docente no Departamento de Comunicação e Arte da UA
No dia 15 de abril, pelas 16h30, no Auditório João Branco do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Paulo Maria Rodrigues, docente no DeCA, profere a conferência "[Música, Educação e Comunidade]: crónicas duma vida breve e morte (mal) anunciada". Organizada no âmbito do Ciclo de Conferências em Etnomusicologia e Estudos em Performance promovidos pelo Inet-md, a iniciativa pretende promover uma reflexão sobre o que é, ou pode ser, trabalhar, intervir, ensinar e investigar numa área de intersecção entre a Música, a Educação e a Comunidade. A entrada é livre.

Partindo dum conjunto de experiências próprias tentar-se-á traçar um quadro geral onde se procura explicar de que forma se criam, sustentam e desenvolvem projectos que colocam a Música ao serviço da ideia de que a Arte pode ser um “Instrumento para o Desenvolvimento Humano”.

Será revisitado um caminho que passa pela Companhia de Música Teatral, Casa da Música e Universidade de Aveiro e que tem envolvido crianças, idosos, pessoas com necessidades especiais, reclusos, bairros, conservatórios, professores, músicos, instrumentos "clássicos", orquestras de guitarras eléctricas, percussões tradicionais, coros, ensembles de "beatbox", ensembles de tubas, computadores, software "feito à medida", entre outros. Concluir-se-á com algumas considerações sobre " ecologia e design" no "universo da arte e engenharia da consciência coletiva" e várias interrogações sobre o lugar actual destas ideias no ensino pós-graduado da UA.

Paulo Maria Rodrigues tem exercido a sua actividade profissional como compositor, intérprete, director artístico e educador. Iniciou vários projectos transdisciplinares, entre os quais Bach2Cage e a Companhia de Música Teatral, com quem tem desenvolvido um conjunto de projectos artísticos e educativos que emergem de incursões da música nos territórios de outras linguagens artísticas e tecnologia.

Foi Coordenador do Serviço Educativo da Casa da Música, tendo sido responsável por um vasto programa de actividades que se caracteriza pela abrangência de públicos e diversidade de propostas que se centram em formas directas de relação com a música. Tem reflectido e publicado sobre a questão da arte como instrumento de desenvolvimento humano. Foi Professor Convidado na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, Advanced Associate Researcher do Planetarium Collegium e é actualmente Professor Auxiliar do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e membro do INET-md.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias