conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 12 de abril, às 18h00, no Anfiteatro João Branco do DeCA
Especialistas analisam abordagem teórica e prática do repertório luso-brasileiro do Século XVIII ao início do Século XIX
O melhor do design do DeCA em gala de consagração
Realiza-se no dia 12 de abril, às 18h00, no Anfiteatro João Branco do Departamento de Comunicação e Arte um encontro com investigadores do Laboratório de Musicologia e História Cultural da UEA (Universidade do Estado do Amazonas) que abordará a teoria e a prática do repertório luso-brasileiro do Século XVIII ao início do Século XIX. A entrada é livre.

Os investigadores do Laboratório de Musicologia e História Cultural da UEA têm-se dedicado aos aspectos pertinentes de recolha, transcrição, restauração, análise e interpretação prática da produção musical acontecida no ambiente musical entre Brasil e Portugal entre o século XVIII e o início do século XIX.

Para além dos aspectos musicológicos já debatidos, o grupo tem avançado no estudo da retórica musical, desde as questões tópicas até a figuração, incluindo questões de esquemas compositivos e o seu significado para o estabelecimento estilístico e o norte interpretativo.

 

Palestrantes: 

Márcio Páscoa: Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA); Doutor em Ciências Musicais (Universidade do Coimbra); professor adjunto (Universidade do Estado do Amazonas); graduação em traverso e flauta de bisel, com mestrado em musicologia; dirige e toca na Orquestra Barroca do Amazonas. 

Mario Trilha, Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA); Doutor (Universidade do Aveiro), mestre em cravo (Karlshure) e baixo continuo (Basel), com graduação e especialização em cravo (Paris); professor da UEA, membro do PPGLA, do LM&HC e da OBA. 

Edoardo Sbaffi: Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA); Doutor (Universidade de Évora); tem formação nos conservatórios de Pesaro e Lisboa; professor da UEA, membro do LM&HC e da OBA. 

Gustavo Medina: Professor assistente (UEA); mestrado (UEA); formado pela Academia Latinoamericana de Violino de Caracas. 

Gabriel Lima: Professor assistente (UEA); graduação e mestrado (UEA); membro da OBA e da Orquestra Amazonas Filarmônica.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias