conteúdos
links
tags
Bolsas
Ref. 682/2016
Três bolsas de Iniciação em Engenharia de Computadores e Telemática, Eletrónica e de Telecomunicações, Informática ou área afim com candidaturas abertas
Encontra-se aberto concurso, até 12 de abril, para a atribuição de três bolsas de iniciação científica (BIC) no âmbito do grupo de investigação “Sistemas de Rádio”, com a refª Instituto de Telecomunicações – Pólo de Aveiro - IT/50008, um projeto de investigação com o apoio financeiro da FCT/MEC através de fundos nacionais e quando aplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020.

Área Científica: Eletrónica Digital, Eletrónica de RF, Telecomunicações

Requisitos de admissão: estudantes inscritos pela 1ª vez num primeiro ciclo do ensino superior ou mestrado integrado em Engenharia de Computadores e Telemática, Eletrónica e de Telecomunicações, Informática ou área afim, com conhecimentos na área de Redes de Comunicações

Plano de trabalhos: Perfil 1: Neste trabalho exploratório pretende-se discutir e explorar técnicas de transmissão de energia sem fios, com aplicações diretas aos novos conceitos de Internet of Things, Sondas Espaciais e/ou carregamento indutivo de baterias

Perfil 2: Neste trabalho exploratório pretende-se discutir e explorar técnicas de Eletrónica Digital para aplicações em Software Defined Radio, explorando técnicas adaptativas para transceivers completamente digitais

Perfil 3:Neste trabalho exploratório pretende-se investigar arquiteturas e interfaces para redes de acesso rádio e estações base para cenários de comunicações móveis 5G e respetivos requisitos com vista à remotização e virtualização do processamento digital.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf).

Local de trabalho: Instituto de Telecomunicações de Aveiro, sob a orientação científica de Prof Nuno Borges de Carvalho.

Duração das bolsas: As bolsas terão a duração de 12 meses, com início previsto em Abril de 2016, com possibilidade de renovação.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante das bolsas é de 385,00€, de acordo com a tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), com pagamento do Seguro Social Voluntário. O pagamento das bolsas é feito mensalmente por transferência bancária.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: média das disciplinas do curso concluídas até data do concurso, com bonificação de 5 pontos se não tiver disciplinas e atraso e bonificação de 5 pontos se estiver a frequentar 4º ou 5º ano de um mestrado integrado.

Composição do Júri de Seleção: Prof Nuno Borges, Prof Arnaldo Oliveira e Prof João Nuno Matos.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do Instituto De Telecomunicações, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 30 de Março de 2016 a 12 de Abril de 2016.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente ou por correio eletrónico para sandra@av.it.pt, mencionando sempre a referência do concurso (Refª 682/2016).

imprimir
tags
outras notícias